Trabalhos 2023/24
Escola EB 2,3 da Freixianda (Ourém)
Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
Processo de construção da Árvore de Natal:
Símbolos FSC e Tetrapak:
Árvore de Natal no espaço escola:
Trabalho Final:
Memória descritiva:
A Arvore de Natal foi elaborada por crianças com medidas adicionais da educação especial, alunos assíduos, pontuais e empenhados no Projeto Eco-Escolas da Escola EB 2,3 de Freixianda.Usaram pacotes pequenos de 20cl de sumo da Compal, que recolheram junto da comunidade escolar. Colaram-nos com cola quente, formando 4 pés por base e empilhando os restantes pacotinhos de forma decrescente. O topo da árvore é um pacote de litro de sumo Compal, com ornamentação de uma estrela em esferovite com recorte e colagem da marca Compal. Passaram cola quente na estrela, deixando criar fios cristalinos de cola que, depois de secos se desprendem da estrela, como filos de gelo nas folhagens.
A árvore foi revestida com mistura de sobras de papel crepe e cola branca, conferindo -lhe uma textura mais crespa, que se assemelha ao toque dos pinheiros.
Foi pintada de amarelo com tinta Giotto, com mistura de cola branca, para ser aplicado de imediato bolinhas de neve artificial e purpurinas amarelas/douradas, alusivas á época natalícia.
A placa que indica quem efetuou o trabalho é constituído por uma copo de papel que alguém tinha deitado fora. Um pincel velho já sem uso suporta um letreiro (uma tira recortada a um pacote de sumo de um litro da Compal). As inscrições no letreiro foram feitas com marcador de tinta indelével. O copo foi cheio de aparas, restos de papel e um bocadinho de cola para fixar o pincel e o letreiro.
A árvore foi colocada numa cartolina dourada (mantendo o regulamento da tonalidade amarela).
Psssou-se "spray verniz" na cartolina para salpicar de neve artificial e purpurina dourada o "solo" do pinheiro de Natal.
A Árvore é toda ela criada com material reciclado uma vez que a própria cartolina tinha defeito de fabrico (cor irregular, várias dobras e manchas), a cola branca estava dura e foi necessário usar água e mexer de forma persistente para ainda poder ter uma última oportunidade de uso, o papel crepe eram sobras pequenas, a neve e as purpurinas uns restos de vários frascos. Os pacotes de sumo Compal estavam vazios. Foi necessário lavar um a um.
O pincel era inutilizável ( pincel com cola que alguém esqueceu de lavar, o pote estava no lixo.
As crianças fizeram várias tentativas para organizar de forma harmoniosa a arvore, colando e descolando pacote.
Aprenderam a valorizar material reciclável e a criar com o que se tem à mão.
Escola EB 2,3 da Freixianda (Ourém)
Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
Processo de construção da Árvore de Natal:
Símbolos FSC e Tetrapak:
Árvore de Natal no espaço escola:
Trabalho Final:
Memória descritiva:
A Arvore de Natal foi elaborada por crianças com medidas adicionais da educação especial, alunos assíduos, pontuais e empenhados no Projeto Eco-Escolas da Escola EB 2,3 de Freixianda.Usaram pacotes pequenos de 20cl de sumo da Compal, que recolheram junto da comunidade escolar. Colaram-nos com cola quente, formando 4 pés por base e empilhando os restantes pacotinhos de forma decrescente. O topo da árvore é um pacote de litro de sumo Compal, com ornamentação de uma estrela em esferovite com recorte e colagem da marca Compal. Passaram cola quente na estrela, deixando criar fios cristalinos de cola que, depois de secos se desprendem da estrela, como filos de gelo nas folhagens.
A árvore foi revestida com mistura de sobras de papel crepe e cola branca, conferindo -lhe uma textura mais crespa, que se assemelha ao toque dos pinheiros.
Foi pintada de amarelo com tinta Giotto, com mistura de cola branca, para ser aplicado de imediato bolinhas de neve artificial e purpurinas amarelas/douradas, alusivas á época natalícia.
A placa que indica quem efetuou o trabalho é constituído por uma copo de papel que alguém tinha deitado fora. Um pincel velho já sem uso suporta um letreiro (uma tira recortada a um pacote de sumo de um litro da Compal). As inscrições no letreiro foram feitas com marcador de tinta indelével. O copo foi cheio de aparas, restos de papel e um bocadinho de cola para fixar o pincel e o letreiro.
A árvore foi colocada numa cartolina dourada (mantendo o regulamento da tonalidade amarela).
Psssou-se "spray verniz" na cartolina para salpicar de neve artificial e purpurina dourada o "solo" do pinheiro de Natal.
A Árvore é toda ela criada com material reciclado uma vez que a própria cartolina tinha defeito de fabrico (cor irregular, várias dobras e manchas), a cola branca estava dura e foi necessário usar água e mexer de forma persistente para ainda poder ter uma última oportunidade de uso, o papel crepe eram sobras pequenas, a neve e as purpurinas uns restos de vários frascos. Os pacotes de sumo Compal estavam vazios. Foi necessário lavar um a um.
O pincel era inutilizável ( pincel com cola que alguém esqueceu de lavar, o pote estava no lixo.
As crianças fizeram várias tentativas para organizar de forma harmoniosa a arvore, colando e descolando pacote.
Aprenderam a valorizar material reciclável e a criar com o que se tem à mão.