Trabalhos 2023/24
Jardim de Infância/Escola Básica nº1 de Arganil (Arganil)
Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo
Processo de construção da Árvore de Natal:
Símbolos FSC e Tetrapak:
Árvore de Natal no espaço escola:
Trabalho Final:
Memória descritiva:
“Natal Amarelo. Cria uma árvore Amarela e faz brilhar o teu Natal!”Grupo de trabalho
Trabalho coletivo – clube Girassol com alunos do 1º ano A e B da Eb1 de Arganil
Material utilizado na projeção da árvore:
Desperdícios de papéis para ilustração de uma árvore amarela individual
Lápis de cor
Tesouras
Restos de tinta amarela
Pincéis
Materiais utilizados na construção da árvore:
30 Pacotes de Compal
1 Rolo de cartão
5 Barras de cola quente
1 Placa de cartão de cartão
1Tubo de cola
Metodologia
O nosso trabalho teve por base a metodologia pedagógica STEAM com o objetivo de não só corresponder ao que nos foi proposto como desenvolver outras áreas de aprendizagem, despertar curiosidades e incutir comportamentos cívicos nas próprias crianças que por certo serão promotores de mudança de comportamentos em prol não só na conservação da natureza, como em práticas de poupança (literacia financeira).
O mesmo teve várias fases de desenvolvimento por forma a criar ambientes de aprendizagem de acordo com o pretendido e assim potencializar as competências coletivas e individuais dos alunos.
A elaboração do trabalho foi levado a cabo pelos alunos do 1ºano, dinamizado pela animadora do Clube Girassol/ecológico da escola, professoras titulares de cada turma e com a envolvência das famílias.
Fases de desenvolvimento do trabalho:
1ª Fase
Tendo em conta serem alunos do 1º ano o trabalho teve como ponto de partida a abordagem do tema que une todos os envolvidos e seu papel (em contexto ambiental).
Para isso foi elaborada pela animadora uma breve história “ Os três amigos e o Natal amarelo” que de forma lúdica e simples explicou e abriu a curiosidade para uma visualização, breve, das páginas dos parceiros da atividade sob a orientação das professoras titulares.
2ª Fase
Após estas abordagens convidamos os alunos a fazer a ilustração da sua árvore de Natal Amarela com lápis de cor.
3ª Fase
Recolha e limpeza dos materiais.
4ª Fase
Os alunos sob orientação (ver como fazer e fazer) procederam á abertura dos pacotes recolhidos e retirada da camada interior do pacote revestida de folha de alumínio.
Antes e no fim desta fase as professoras deram conteúdos (adição e subtração) com recurso aos pacotes e total do material para uso no final da tarefa referida anteriormente.
5ª Fase
Pintura da parte do interior do pacote, retirado, com recurso a tinta guache amarela e á técnica de estampagem para melhor rentabilizar a tinta.
6ª Fase
Criação de cartuchos, individualmente, seguindo o exemplo dado pelo adulto (como fazer) utilizando a técnica de dobragem.
7ª Fase
Os alunos com a ajuda de adulto procederam á construção do produto final pretendido: “Árvore de natal amarela”
Ao longo da sua execução foram utilizados 60 cones; reutilizou-se uma placa de cartão obtida no comércio local; um tubo de cartão e 5 barras de cola quente.
Conclusão:
Com a criação da nossa árvore, que ficará em exposição no nosso átrio da escola, não só somos promotores de mudança de comportamentos como sensibilizamos para o contínuo trabalho e ação diária de colocar todas as embalagens Tetra Pak e, não só, no eco ponto amarelo, como outros desperdícios nos restantes eco pontos. Para além disso através da visualização das páginas, FSC – Forest Stewardship e Compal despertar curiosidades e ser motivo de conversas em casa.
Como nós e Compal, não há igual.
Suminho só no Tetra Pak, durante o ano e não só no Natal
Escolha Tetra Pak e no final já sabe o que fazer,
no eco ponto amarelo vai ter que meter.
Seja diferente, beba diferente,
Beba o que é nosso e amigo do ambiente.
Acreditamos que conseguimos chamar a atenção de todos que com pequenos gestos e reciclando contribuímos para a sustentabilidade dos ecossistemas.
Jardim de Infância/Escola Básica nº1 de Arganil (Arganil)
Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo
Processo de construção da Árvore de Natal:
Símbolos FSC e Tetrapak:
Árvore de Natal no espaço escola:
Trabalho Final:
Memória descritiva:
“Natal Amarelo. Cria uma árvore Amarela e faz brilhar o teu Natal!”Grupo de trabalho
Trabalho coletivo – clube Girassol com alunos do 1º ano A e B da Eb1 de Arganil
Material utilizado na projeção da árvore:
Desperdícios de papéis para ilustração de uma árvore amarela individual
Lápis de cor
Tesouras
Restos de tinta amarela
Pincéis
Materiais utilizados na construção da árvore:
30 Pacotes de Compal
1 Rolo de cartão
5 Barras de cola quente
1 Placa de cartão de cartão
1Tubo de cola
Metodologia
O nosso trabalho teve por base a metodologia pedagógica STEAM com o objetivo de não só corresponder ao que nos foi proposto como desenvolver outras áreas de aprendizagem, despertar curiosidades e incutir comportamentos cívicos nas próprias crianças que por certo serão promotores de mudança de comportamentos em prol não só na conservação da natureza, como em práticas de poupança (literacia financeira).
O mesmo teve várias fases de desenvolvimento por forma a criar ambientes de aprendizagem de acordo com o pretendido e assim potencializar as competências coletivas e individuais dos alunos.
A elaboração do trabalho foi levado a cabo pelos alunos do 1ºano, dinamizado pela animadora do Clube Girassol/ecológico da escola, professoras titulares de cada turma e com a envolvência das famílias.
Fases de desenvolvimento do trabalho:
1ª Fase
Tendo em conta serem alunos do 1º ano o trabalho teve como ponto de partida a abordagem do tema que une todos os envolvidos e seu papel (em contexto ambiental).
Para isso foi elaborada pela animadora uma breve história “ Os três amigos e o Natal amarelo” que de forma lúdica e simples explicou e abriu a curiosidade para uma visualização, breve, das páginas dos parceiros da atividade sob a orientação das professoras titulares.
2ª Fase
Após estas abordagens convidamos os alunos a fazer a ilustração da sua árvore de Natal Amarela com lápis de cor.
3ª Fase
Recolha e limpeza dos materiais.
4ª Fase
Os alunos sob orientação (ver como fazer e fazer) procederam á abertura dos pacotes recolhidos e retirada da camada interior do pacote revestida de folha de alumínio.
Antes e no fim desta fase as professoras deram conteúdos (adição e subtração) com recurso aos pacotes e total do material para uso no final da tarefa referida anteriormente.
5ª Fase
Pintura da parte do interior do pacote, retirado, com recurso a tinta guache amarela e á técnica de estampagem para melhor rentabilizar a tinta.
6ª Fase
Criação de cartuchos, individualmente, seguindo o exemplo dado pelo adulto (como fazer) utilizando a técnica de dobragem.
7ª Fase
Os alunos com a ajuda de adulto procederam á construção do produto final pretendido: “Árvore de natal amarela”
Ao longo da sua execução foram utilizados 60 cones; reutilizou-se uma placa de cartão obtida no comércio local; um tubo de cartão e 5 barras de cola quente.
Conclusão:
Com a criação da nossa árvore, que ficará em exposição no nosso átrio da escola, não só somos promotores de mudança de comportamentos como sensibilizamos para o contínuo trabalho e ação diária de colocar todas as embalagens Tetra Pak e, não só, no eco ponto amarelo, como outros desperdícios nos restantes eco pontos. Para além disso através da visualização das páginas, FSC – Forest Stewardship e Compal despertar curiosidades e ser motivo de conversas em casa.
Como nós e Compal, não há igual.
Suminho só no Tetra Pak, durante o ano e não só no Natal
Escolha Tetra Pak e no final já sabe o que fazer,
no eco ponto amarelo vai ter que meter.
Seja diferente, beba diferente,
Beba o que é nosso e amigo do ambiente.
Acreditamos que conseguimos chamar a atenção de todos que com pequenos gestos e reciclando contribuímos para a sustentabilidade dos ecossistemas.