Trabalhos 2023/24
Escola Básica N.º2 de Perafita (Matosinhos)
Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo
Processo de construção da Árvore de Natal:
Símbolos FSC e Tetrapak:
Árvore de Natal no espaço escola:
Trabalho Final:
Memória descritiva:
A atividade “Natal Amarelo” envolveu todas as turmas da Escola Básica N.º 2 de Perafita que iniciaram o projeto com a recolha das embalagens de Compal junto da comunidade educativa. Seguidamente, cada turma discutiu o significado dos símbolos Tetra Pak e FSC, bem como a importância/consciencialização de se fazer uma reciclagem correta destas embalagens.Para dar forma e concretizar o projeto, as duas turmas de quarto ano reuniram e discutiram a melhor forma de concretização desta atividade, cujo produto final - a Árvore Amarela - decorou o átrio da escola.
Relativamente à execução/construção da árvore foram usados os seguintes materiais: caixas de papelão usadas, que serviram de base às diversas camadas, embalagens de Compal que os alunos limparam previamente junto dos encarregados de educação e família, fitas de Natal amarelas escolhidas entre o material já usado na escola em decorações anteriores, cola quente, tinta amarela e uma caixa de chocolate em forma de estrela.
Esta árvore foi construída com a participação de todas as turmas em momentos diferentes: colocação e colagem das embalagens por camadas assentes nas bases redondas utilizando caixas de papelão; pintura das embalagens, ornamentação das diferentes camadas e da estrela com fitas de Natal amarelas ou douradas.
Como já mencionado, a árvore de Natal foi colocada no átrio da escola e junto desta foi colocado o Coração Amarelo referente à participação na respetiva atividade no ano letivo transato. Este coração foi, igualmente, ornamentado com fitas de natal amarelas/douradas.
É de salientar que esta atividade permitiu aos alunos desenvolverem o seu espírito criativo e contribuiu para o fortalecimento do sentido de unidade na escola. Os alunos sentiram-se não só envolvidos nas diferentes fases do projeto, como também promoveram valores ecológicos e de sustentabilidade.
Escola Básica N.º2 de Perafita (Matosinhos)
Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo
Processo de construção da Árvore de Natal:
Símbolos FSC e Tetrapak:
Árvore de Natal no espaço escola:
Trabalho Final:
Memória descritiva:
A atividade “Natal Amarelo” envolveu todas as turmas da Escola Básica N.º 2 de Perafita que iniciaram o projeto com a recolha das embalagens de Compal junto da comunidade educativa. Seguidamente, cada turma discutiu o significado dos símbolos Tetra Pak e FSC, bem como a importância/consciencialização de se fazer uma reciclagem correta destas embalagens.Para dar forma e concretizar o projeto, as duas turmas de quarto ano reuniram e discutiram a melhor forma de concretização desta atividade, cujo produto final - a Árvore Amarela - decorou o átrio da escola.
Relativamente à execução/construção da árvore foram usados os seguintes materiais: caixas de papelão usadas, que serviram de base às diversas camadas, embalagens de Compal que os alunos limparam previamente junto dos encarregados de educação e família, fitas de Natal amarelas escolhidas entre o material já usado na escola em decorações anteriores, cola quente, tinta amarela e uma caixa de chocolate em forma de estrela.
Esta árvore foi construída com a participação de todas as turmas em momentos diferentes: colocação e colagem das embalagens por camadas assentes nas bases redondas utilizando caixas de papelão; pintura das embalagens, ornamentação das diferentes camadas e da estrela com fitas de Natal amarelas ou douradas.
Como já mencionado, a árvore de Natal foi colocada no átrio da escola e junto desta foi colocado o Coração Amarelo referente à participação na respetiva atividade no ano letivo transato. Este coração foi, igualmente, ornamentado com fitas de natal amarelas/douradas.
É de salientar que esta atividade permitiu aos alunos desenvolverem o seu espírito criativo e contribuiu para o fortalecimento do sentido de unidade na escola. Os alunos sentiram-se não só envolvidos nas diferentes fases do projeto, como também promoveram valores ecológicos e de sustentabilidade.