Trabalhos 2023/24
Escola Básica das Ribeiras (Matosinhos)
Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo
Processo de construção da Árvore de Natal:
Símbolos FSC e Tetrapak:
Árvore de Natal no espaço escola:
Trabalho Final:
Memória descritiva:
Memória descritivaI Identificação
Agrupamento: Agrupamento de Escolas de Perafita
Escola: EB das Ribeiras- Agrupamento de Escolas de Perafita- Matosinhos
Professora participante: Cândida Ribeiro
Todos os alunos da Escola do 1.º ciclo- A árvore seleccionada foi realizada pelos Alunos da turma do 1º BR (18 alunos, com idades compreendidas entre os 5 e os 6 anos.)
II Realização
A escola das Ribeiras decidiu abraçar o desafio “Árvore de Natal Amarela” lançado pelo Eco-Escolas.
Explorou-se a temática do Natal, as emoções, as questões ecológicas, bem como a necessidade de existir Paz no Mundo. As linhas de ação pautaram-se por uma metodologia de projeto, partindo de uma questão ou problema (O que se pode fazer com os pacotes de sumo da compal vazios? Em que Eco-ponto se deve colocar os pacotes de sumo da compal? O que Significa o selo FSC (Forest Stewardship Council-Este pretende certificar Florestas geridas com responsabilidade e sustentabilidade). Levando os alunos a consciencializarem-se, através de brainstorming, com as fases de inquirição, pesquisa, análise, conclusão, validação, implementação de ações concretas e a sua avaliação. Estas vertentes foram aprofundadas nas diferentes disciplinas de Português, Estudo do Meio, Cidadania e Expressão Plástica numa ótica de transdisciplinaridade, nos Domínios de Articulação Curricular com o Projeto Eco-escolas. Tentou-se desenvolver nos alunos a consciencialização para os desafios de viver dentro dos limites do planeta, apostando no desenvolvimento da participação ativa, espírito criticoliderança, e coresponsabilização por forma a criar cidadãos ativos numa sociedade em mudança e expansão. Assim, na turma do 1.º BR, que foi a árvore mais votada pelos alunos da Eco-escola, formaram-se grupos de dois alunos e, através de uma atividade de brainstorming, decidiu-se como se iria construir a árvore. Recolheu-se o material que se iria precisar (pacotes de sumo Compal, lãs de côr amarela, para fazer pompons desenvolvendo a motricidade fina, cone de cartão reutilizado para a base, cola branca, cola UHU, tesoura, pistola de cola quente, fios, pombas da Paz reutilizadas das árvores de Natal passadas), cientes de que se estava a fazer uma reutilização divertida e criativa. Os alunos desenharam, recortaram e colaram as diferentes partes com cola UHU, cola branca e cola quente. Em seguida montaram a composição resultando na Árvore de Natal Amarela da Escola Básica das Ribeiras, que serviu de cenário de Natal, na Festa de Natal da Escola. Os pais que quisessem podiam tirar uma foto de família junto da árvore.
Escola Básica das Ribeiras (Matosinhos)
Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo
Processo de construção da Árvore de Natal:
Símbolos FSC e Tetrapak:
Árvore de Natal no espaço escola:
Trabalho Final:
Memória descritiva:
Memória descritivaI Identificação
Agrupamento: Agrupamento de Escolas de Perafita
Escola: EB das Ribeiras- Agrupamento de Escolas de Perafita- Matosinhos
Professora participante: Cândida Ribeiro
Todos os alunos da Escola do 1.º ciclo- A árvore seleccionada foi realizada pelos Alunos da turma do 1º BR (18 alunos, com idades compreendidas entre os 5 e os 6 anos.)
II Realização
A escola das Ribeiras decidiu abraçar o desafio “Árvore de Natal Amarela” lançado pelo Eco-Escolas.
Explorou-se a temática do Natal, as emoções, as questões ecológicas, bem como a necessidade de existir Paz no Mundo. As linhas de ação pautaram-se por uma metodologia de projeto, partindo de uma questão ou problema (O que se pode fazer com os pacotes de sumo da compal vazios? Em que Eco-ponto se deve colocar os pacotes de sumo da compal? O que Significa o selo FSC (Forest Stewardship Council-Este pretende certificar Florestas geridas com responsabilidade e sustentabilidade). Levando os alunos a consciencializarem-se, através de brainstorming, com as fases de inquirição, pesquisa, análise, conclusão, validação, implementação de ações concretas e a sua avaliação. Estas vertentes foram aprofundadas nas diferentes disciplinas de Português, Estudo do Meio, Cidadania e Expressão Plástica numa ótica de transdisciplinaridade, nos Domínios de Articulação Curricular com o Projeto Eco-escolas. Tentou-se desenvolver nos alunos a consciencialização para os desafios de viver dentro dos limites do planeta, apostando no desenvolvimento da participação ativa, espírito criticoliderança, e coresponsabilização por forma a criar cidadãos ativos numa sociedade em mudança e expansão. Assim, na turma do 1.º BR, que foi a árvore mais votada pelos alunos da Eco-escola, formaram-se grupos de dois alunos e, através de uma atividade de brainstorming, decidiu-se como se iria construir a árvore. Recolheu-se o material que se iria precisar (pacotes de sumo Compal, lãs de côr amarela, para fazer pompons desenvolvendo a motricidade fina, cone de cartão reutilizado para a base, cola branca, cola UHU, tesoura, pistola de cola quente, fios, pombas da Paz reutilizadas das árvores de Natal passadas), cientes de que se estava a fazer uma reutilização divertida e criativa. Os alunos desenharam, recortaram e colaram as diferentes partes com cola UHU, cola branca e cola quente. Em seguida montaram a composição resultando na Árvore de Natal Amarela da Escola Básica das Ribeiras, que serviu de cenário de Natal, na Festa de Natal da Escola. Os pais que quisessem podiam tirar uma foto de família junto da árvore.