Trabalhos 2023/24
Escola Básica da Mota (Celorico de Basto)
Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
Processo de construção da Árvore de Natal:
Símbolos FSC e Tetrapak:
Árvore de Natal no espaço escola:
Trabalho Final:
Memória descritiva:
DESAFIO NATAL AMARELOMemória Descritiva: Construção da Árvore de Natal Sustentável
Contexto: A atividade foi realizada como parte de um projeto escolar para promover a sustentabilidade e a consciência ambiental entre os alunos. O objetivo era criar uma decoração de Natal única, utilizando materiais reaproveitados e envolvendo ativamente os estudantes no processo.
Materiais Utilizados:
1. Tábuas de madeira reaproveitadas.
2. Tinta acrílica amarela.
3. Embalagens Tetra Pack da Compal.
4. Cola quente.
Metodologia:
1. Preparação das Tábuas de Madeira:
• As tábuas de madeira foram recolhidas de materiais descartados. As tábuas foram selecionadas, cortadas e lixadas para criar a estrutura da árvore.
2. Montagem da Estrutura:
• As tábuas foram cortadas à medida e afixadas entre si usando pregos, formando a estrutura tridimensional da árvore de Natal. Para a montagem da estrutura foi necessária a colaboração da professora de Educação Visual e Tecnológica.
3. Pintura da Árvore:
• Os alunos aplicaram tinta acrílica amarela na árvore, proporcionando uma aparência vibrante e festiva. A escolha da cor amarela visava simbolizar a celebração do Natal de forma inovadora e sustentável.
4. Criação de Enfeites:
• Para os enfeites, os alunos foram incentivados a trazer ornamentos personalizados, criados a partir de embalagens Tetra Pack da Compal de casa.
5. Colagem dos Enfeites:
• Utilizando cola quente, os alunos fixaram os enfeites recortados na árvore. Essa etapa permitiu que cada aluno contribuísse de maneira única para a decoração coletiva.
Envolvimento dos Alunos: Os alunos foram envolvidos desde o início do projeto, desde a seleção dos materiais até a execução final. A coleta de enfeites de casa incentivou a participação ativa das famílias no projeto, promovendo uma conexão entre a escola e a comunidade. A colaboração entre diferentes turmas fortaleceu os laços entre os estudantes, incentivando-os a compartilhar ideias e habilidades.
Conclusão: A construção da árvore de Natal sustentável não apenas resultou em numa decoração festiva e única, mas também proporcionou uma experiência educativa valiosa. Os alunos aprenderam sobre a importância do reaproveitamento de materiais e trabalharam juntos para criar algo significativo para a comunidade escolar.
Escola Básica da Mota (Celorico de Basto)
Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
Processo de construção da Árvore de Natal:
Símbolos FSC e Tetrapak:
Árvore de Natal no espaço escola:
Trabalho Final:
Memória descritiva:
DESAFIO NATAL AMARELOMemória Descritiva: Construção da Árvore de Natal Sustentável
Contexto: A atividade foi realizada como parte de um projeto escolar para promover a sustentabilidade e a consciência ambiental entre os alunos. O objetivo era criar uma decoração de Natal única, utilizando materiais reaproveitados e envolvendo ativamente os estudantes no processo.
Materiais Utilizados:
1. Tábuas de madeira reaproveitadas.
2. Tinta acrílica amarela.
3. Embalagens Tetra Pack da Compal.
4. Cola quente.
Metodologia:
1. Preparação das Tábuas de Madeira:
• As tábuas de madeira foram recolhidas de materiais descartados. As tábuas foram selecionadas, cortadas e lixadas para criar a estrutura da árvore.
2. Montagem da Estrutura:
• As tábuas foram cortadas à medida e afixadas entre si usando pregos, formando a estrutura tridimensional da árvore de Natal. Para a montagem da estrutura foi necessária a colaboração da professora de Educação Visual e Tecnológica.
3. Pintura da Árvore:
• Os alunos aplicaram tinta acrílica amarela na árvore, proporcionando uma aparência vibrante e festiva. A escolha da cor amarela visava simbolizar a celebração do Natal de forma inovadora e sustentável.
4. Criação de Enfeites:
• Para os enfeites, os alunos foram incentivados a trazer ornamentos personalizados, criados a partir de embalagens Tetra Pack da Compal de casa.
5. Colagem dos Enfeites:
• Utilizando cola quente, os alunos fixaram os enfeites recortados na árvore. Essa etapa permitiu que cada aluno contribuísse de maneira única para a decoração coletiva.
Envolvimento dos Alunos: Os alunos foram envolvidos desde o início do projeto, desde a seleção dos materiais até a execução final. A coleta de enfeites de casa incentivou a participação ativa das famílias no projeto, promovendo uma conexão entre a escola e a comunidade. A colaboração entre diferentes turmas fortaleceu os laços entre os estudantes, incentivando-os a compartilhar ideias e habilidades.
Conclusão: A construção da árvore de Natal sustentável não apenas resultou em numa decoração festiva e única, mas também proporcionou uma experiência educativa valiosa. Os alunos aprenderam sobre a importância do reaproveitamento de materiais e trabalharam juntos para criar algo significativo para a comunidade escolar.