Trabalhos 2023/24
Escola Básica Francisco Torrinha (Porto)
Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
Processo de construção da Árvore de Natal:
Símbolos FSC e Tetrapak:
Árvore de Natal no espaço escola:
Trabalho Final:
Memória descritiva:
No âmbito do desafio destinado às escolas da rede Eco-Escolas, a turma 8º A da Escola EB Francisco Torrinha desenvolveu um projeto na Disciplina de Educação Visual, que consistiu na construção de uma árvore de Natal com materiais recicláveis. Teve por objetivo promover a sustentabilidade e sensibilizar para a necessidade de colocar as embalagens TetraPak (alimentos líquidos) no Ecoponto Amarelo, mobilizando a comunidade escolar.1º Os alunos, depois de recolhidas as embalagens tetrapak e Compal, iniciaram a construção da árvore, tendo em conta a cor predominante requisitada – o Amarelo. Para tal, usaram tinta amarela e purpurinas sobre as embalagens.
Note-se que os materiais referidos (tintas e purpurinas) provieram de restos e desperdícios de tubos em desuso.
2º Com o uso de desperdícios de fios fizeram tranças com cerca de 2 metros de comprimento. Perfuraram as embalagens para fazer passar as tranças pelo centro, deixando espaços de cerca de 5 cm a 10 cm entre cada uma.
3º Com o desperdício de sacos amarelos do lixo construíram uma estrela, com a técnica origami, para colocar no topo da árvore.
Escola Básica Francisco Torrinha (Porto)
Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
Processo de construção da Árvore de Natal:
Símbolos FSC e Tetrapak:
Árvore de Natal no espaço escola:
Trabalho Final:
Memória descritiva:
No âmbito do desafio destinado às escolas da rede Eco-Escolas, a turma 8º A da Escola EB Francisco Torrinha desenvolveu um projeto na Disciplina de Educação Visual, que consistiu na construção de uma árvore de Natal com materiais recicláveis. Teve por objetivo promover a sustentabilidade e sensibilizar para a necessidade de colocar as embalagens TetraPak (alimentos líquidos) no Ecoponto Amarelo, mobilizando a comunidade escolar.1º Os alunos, depois de recolhidas as embalagens tetrapak e Compal, iniciaram a construção da árvore, tendo em conta a cor predominante requisitada – o Amarelo. Para tal, usaram tinta amarela e purpurinas sobre as embalagens.
Note-se que os materiais referidos (tintas e purpurinas) provieram de restos e desperdícios de tubos em desuso.
2º Com o uso de desperdícios de fios fizeram tranças com cerca de 2 metros de comprimento. Perfuraram as embalagens para fazer passar as tranças pelo centro, deixando espaços de cerca de 5 cm a 10 cm entre cada uma.
3º Com o desperdício de sacos amarelos do lixo construíram uma estrela, com a técnica origami, para colocar no topo da árvore.