Trabalhos 2023/24
Escola S/3 Miguel Torga (Bragança)
Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
Processo de construção da Árvore de Natal:
Símbolos FSC e Tetrapak:
Árvore de Natal no espaço escola:
Trabalho Final:
Memória descritiva:
Memória descritivaDesafio “Natal Amarelo”
Lançado o desafio “Natal Amarelo” pela professora que coordena o programa Eco-Escolas na nossa Escola, os alunos do 5ºA, em Ed. Tecnológica, e os alunos do 6ºB, no Clube de Artes, rapidamente o aceitaram.
Para tal utilizaram o “método de resolução de problemas” (conteúdo de Ed. Tecnológica) como processo de trabalho para encontrar a melhor solução para o referido desafio.
Na primeira fase leram com atenção o regulamento do concurso, no sentido de se inteirarem do objeto a construir. Rapidamente verificaram que teriam que construir uma árvore de Natal amarela, cujos materiais deveriam ser reutilizados, com predominância das embalagens Tetra Pak da Compal.
Na fase seguinte, as duas turmas, coordenadas pelas mesmas professoras, dividiram tarefas, ficando a turma do 5ºA responsável pelo “vaso” e a turma do 6ºB pela construção da árvore.
A fase subsequente foi dedicada à conceção do vaso e árvore de Natal e à listagem dos materiais e forma de aquisição dos mesmos. Pretendiam construir uma árvore, com sensivelmente um metro de altura, em que o vaso seria composto por pequenos vasos de plástico cheios de terra e musgo, colados numa base de um bolo de aniversário (5ºA) e a árvore (6ºB) seria construída com embalagens Tetra Pak da Compal de 1 litro, plástico bolha, rolhas de cortiça, tampas dos sumos, rolos de cartão, tinta amarela, cola termoplástica e por fim a estrela seria construída com as embalagens pequenas da Tetra Pak da Compal. Para recolherem todos os materiais teriam que mobilizar a comunidade educativa.
Propuseram-se falar com a família, colegas, professores e auxiliares e em pouco tempo recolheram os materiais reutilizáveis que necessitavam para a fase da realização. A cola e a tinta foram adquiridas pela escola.
Na fase da realização, construíram (com a ajuda da professora no uso da cola termoplástica) a árvore idealizada que foi exposta na entrada principal da escola, junto ao Presépio e à atividade dinamizada pela disciplina de EMRC "Natal Solidário"
Escola S/3 Miguel Torga (Bragança)
Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
Processo de construção da Árvore de Natal:
Símbolos FSC e Tetrapak:
Árvore de Natal no espaço escola:
Trabalho Final:
Memória descritiva:
Memória descritivaDesafio “Natal Amarelo”
Lançado o desafio “Natal Amarelo” pela professora que coordena o programa Eco-Escolas na nossa Escola, os alunos do 5ºA, em Ed. Tecnológica, e os alunos do 6ºB, no Clube de Artes, rapidamente o aceitaram.
Para tal utilizaram o “método de resolução de problemas” (conteúdo de Ed. Tecnológica) como processo de trabalho para encontrar a melhor solução para o referido desafio.
Na primeira fase leram com atenção o regulamento do concurso, no sentido de se inteirarem do objeto a construir. Rapidamente verificaram que teriam que construir uma árvore de Natal amarela, cujos materiais deveriam ser reutilizados, com predominância das embalagens Tetra Pak da Compal.
Na fase seguinte, as duas turmas, coordenadas pelas mesmas professoras, dividiram tarefas, ficando a turma do 5ºA responsável pelo “vaso” e a turma do 6ºB pela construção da árvore.
A fase subsequente foi dedicada à conceção do vaso e árvore de Natal e à listagem dos materiais e forma de aquisição dos mesmos. Pretendiam construir uma árvore, com sensivelmente um metro de altura, em que o vaso seria composto por pequenos vasos de plástico cheios de terra e musgo, colados numa base de um bolo de aniversário (5ºA) e a árvore (6ºB) seria construída com embalagens Tetra Pak da Compal de 1 litro, plástico bolha, rolhas de cortiça, tampas dos sumos, rolos de cartão, tinta amarela, cola termoplástica e por fim a estrela seria construída com as embalagens pequenas da Tetra Pak da Compal. Para recolherem todos os materiais teriam que mobilizar a comunidade educativa.
Propuseram-se falar com a família, colegas, professores e auxiliares e em pouco tempo recolheram os materiais reutilizáveis que necessitavam para a fase da realização. A cola e a tinta foram adquiridas pela escola.
Na fase da realização, construíram (com a ajuda da professora no uso da cola termoplástica) a árvore idealizada que foi exposta na entrada principal da escola, junto ao Presépio e à atividade dinamizada pela disciplina de EMRC "Natal Solidário"