Trabalhos 2023/24
Escola Básica e Secundária de Anadia (Anadia)
Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
Processo de construção da Árvore de Natal:
Símbolos FSC e Tetrapak:
Árvore de Natal no espaço escola:
Trabalho Final:
Memória descritiva:
A Árvore Amarela apresentada no presente desafio foi construída por alunas das turmas do 10ºL e 11ºL que frequentam o Curso Animador Sociocultural e que que beneficiam das alíneas b), e) do Artigo 10º (Medidas Adicionais) e alínea c) do Artigo 9º (Medidas seletivas) do Decreto-Lei Nº 54/2018.A árvore foi idealizada e construída com recurso a apenas materiais reciclados da própria escola, sendo a copa da árvore feita em esferovite, a sua base com papelão retirado de uma das caixas aproveitadas da cantina e o tronco da mesma foi feita com seis pacotes pequenos de sumo Compal também aproveitados da reciclagem que o agrupamento tem, via “plasticões” construídos no clube Ecoescola por outros alunos e espalhados pelo recinto escolar. Para além disso, os enfeites foram feitos apenas com os pacotes grandes e pequenos da Compal, não havendo qualquer desperdício e aproveitando-se quer as tampas quer os restos dos mesmos para fazer fitas que estão no cimo das bolas. Neste sentido, os enfeites construídos pelas alunas foram bolas de Natal, estrelas, anjos, Estrela maior e para efeito de base círculos prateados do reverso dos pacotes. Para a produção dos diversos enfeites e mesmo da própria árvore foram utilizados os seguintes materiais de desgaste: cola quente, tinta amarela existente no CAA, tesoura e palitos de espetada.
A árvore tem 90 cm de altura e 70 cm de largura, encontra-se exposta no corredor principal do piso 1 por onde passam diariamente alunos, professores, técnicos exteriores à escola, assistentes operacionais e outros elementos da comunidade escolar.
A metodologia adotada foi a seguinte: leitura e análise do Regulamento do concurso com os alunos; recolha de embalagens Tetra Pak da Compal; pesquisa de moldes de enfeites de Natal; elaboração dos moldes; desenho e recorte das embalagens Tetra Pak com identificação dos símbolos solicitados; construção, decoração, montagem e exposição da árvore.
Escola Básica e Secundária de Anadia (Anadia)
Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
Processo de construção da Árvore de Natal:
Símbolos FSC e Tetrapak:
Árvore de Natal no espaço escola:
Trabalho Final:
Memória descritiva:
A Árvore Amarela apresentada no presente desafio foi construída por alunas das turmas do 10ºL e 11ºL que frequentam o Curso Animador Sociocultural e que que beneficiam das alíneas b), e) do Artigo 10º (Medidas Adicionais) e alínea c) do Artigo 9º (Medidas seletivas) do Decreto-Lei Nº 54/2018.A árvore foi idealizada e construída com recurso a apenas materiais reciclados da própria escola, sendo a copa da árvore feita em esferovite, a sua base com papelão retirado de uma das caixas aproveitadas da cantina e o tronco da mesma foi feita com seis pacotes pequenos de sumo Compal também aproveitados da reciclagem que o agrupamento tem, via “plasticões” construídos no clube Ecoescola por outros alunos e espalhados pelo recinto escolar. Para além disso, os enfeites foram feitos apenas com os pacotes grandes e pequenos da Compal, não havendo qualquer desperdício e aproveitando-se quer as tampas quer os restos dos mesmos para fazer fitas que estão no cimo das bolas. Neste sentido, os enfeites construídos pelas alunas foram bolas de Natal, estrelas, anjos, Estrela maior e para efeito de base círculos prateados do reverso dos pacotes. Para a produção dos diversos enfeites e mesmo da própria árvore foram utilizados os seguintes materiais de desgaste: cola quente, tinta amarela existente no CAA, tesoura e palitos de espetada.
A árvore tem 90 cm de altura e 70 cm de largura, encontra-se exposta no corredor principal do piso 1 por onde passam diariamente alunos, professores, técnicos exteriores à escola, assistentes operacionais e outros elementos da comunidade escolar.
A metodologia adotada foi a seguinte: leitura e análise do Regulamento do concurso com os alunos; recolha de embalagens Tetra Pak da Compal; pesquisa de moldes de enfeites de Natal; elaboração dos moldes; desenho e recorte das embalagens Tetra Pak com identificação dos símbolos solicitados; construção, decoração, montagem e exposição da árvore.