Trabalhos 2023/24
Escola S/3 Dr. Manuel Fernandes (Abrantes)
Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
Processo de construção da Árvore de Natal:
Símbolos FSC e Tetrapak:
Árvore de Natal no espaço escola:
Trabalho Final:
Memória descritiva:
Escola Básica e Secundária Dr. Manuel FernandesAno Letivo 2023/24
Passatempo: “Este Ano a Árvore de Natal é Amarela”
MEMÓRIA DESCRITIVA
INTRODUÇÃO
Após um brainstorming com a ajuda de uma colega de Educação Visual, perante as embalagens de Compal recolhidas nos ecopontos amarelos da escola, foi elaborado um esquema do modelo de árvore de Natal a construir.
O trabalho foi desenvolvido durante as duas últimas semanas de aulas do mês de dezembro, nas aulas de Ciências Naturais e de Educação Visual e Tecnológica, tendo a equipa desenvolvido o trabalho com muito empenho e dedicação.
MATERIAL UTILIZADOS
▪ Embalagens tetra pak da marca Compal
▪ Embalagens tetra pak de outras marcas
▪ Cartolinas (reutilização)
▪ Papel autocolante de cor amarela (foram usados restos de outros trabalhos)
▪ Cartão (reutilizado)
▪ Tinta Spray amarela
▪ Cola
▪ Tesouras
METODOLOGIA
▪ Foi feito o apelo, para a colocação das embalagens tetra pak da marca Compal no ecoponto amarelo, em diversos locais da escola.
▪ Recolha das embalagens tetra pak da marca Compal: nos ecopontos existentes na Escola e trazidos pelos alunos (resultado da separação do lixo em casa).
▪ Preparação das embalagens tetra pak:
o Limpeza;
o Recorte adequado à montagem pretendida.
▪ Construção de um cone usando cartolinas velhas, para servir de estrutura onde foram coladas as tiras produzidas com as caixas das embalagens tetra pak.
▪ Preparação da base da árvore de natal, usando uma caixa de cartão dos maços de papel da reprografia da escola- Caixa forrada com papel autocolante amarelo.
▪ Colagem de tiras construídas com as embalagens, para enfeitar a árvore amarela construída.
▪ Construção de enfeites usando embalagens tetra pak - recorte de estrelas.
▪ Pintura da árvore com o Spray amarelo - a pintura foi feita no exterior pelos professores e alunos do 9ºano.
INTERVENIENTES
Na construção da Árvore de Natal Amarela participaram os seguintes elementos:
▪ Alunos do 5º ano (turmas B e E) e 9º ano (turma D);
▪ Professores de Ciências Naturais, Professores de Educação Visual.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A construção desta árvore reforçou nos intervenientes a importância de se fazer a separação dos resíduos, alertando, uma vez mais, para os problemas do lixo no nosso planeta, nomeadamente nas sociedades desenvolvidas, que usam e abusam do embalamento dos produtos, criando grandes desequilíbrios no planeta. Nunca é demais alertar, para a necessidade de reduzir a utilização do plástico, para o problema ao nível da quantidade de plástico nos oceanos e da presença de microplásticos na cadeia alimentar.
Reduzir, reutilizar e reciclar são processos fundamentais, para garantir que os problemas causados na natureza, pelas embalagens em geral e pelos plásticos em particular, não cresçam ainda mais. Garantir a separação, apostar na redução e na economia circular são políticas a desenvolver e a incrementar.
E por último esperamos que com esta atividade se tenha difundindo a mensagem sobre a necessidade de se fazer a separação do lixo, nomeadamente a colocação das embalagens Tetra Pak (alimentos líquidos) no Ecoponto Amarelo.
Escola S/3 Dr. Manuel Fernandes (Abrantes)
Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
Processo de construção da Árvore de Natal:
Símbolos FSC e Tetrapak:
Árvore de Natal no espaço escola:
Trabalho Final:
Memória descritiva:
Escola Básica e Secundária Dr. Manuel FernandesAno Letivo 2023/24
Passatempo: “Este Ano a Árvore de Natal é Amarela”
MEMÓRIA DESCRITIVA
INTRODUÇÃO
Após um brainstorming com a ajuda de uma colega de Educação Visual, perante as embalagens de Compal recolhidas nos ecopontos amarelos da escola, foi elaborado um esquema do modelo de árvore de Natal a construir.
O trabalho foi desenvolvido durante as duas últimas semanas de aulas do mês de dezembro, nas aulas de Ciências Naturais e de Educação Visual e Tecnológica, tendo a equipa desenvolvido o trabalho com muito empenho e dedicação.
MATERIAL UTILIZADOS
▪ Embalagens tetra pak da marca Compal
▪ Embalagens tetra pak de outras marcas
▪ Cartolinas (reutilização)
▪ Papel autocolante de cor amarela (foram usados restos de outros trabalhos)
▪ Cartão (reutilizado)
▪ Tinta Spray amarela
▪ Cola
▪ Tesouras
METODOLOGIA
▪ Foi feito o apelo, para a colocação das embalagens tetra pak da marca Compal no ecoponto amarelo, em diversos locais da escola.
▪ Recolha das embalagens tetra pak da marca Compal: nos ecopontos existentes na Escola e trazidos pelos alunos (resultado da separação do lixo em casa).
▪ Preparação das embalagens tetra pak:
o Limpeza;
o Recorte adequado à montagem pretendida.
▪ Construção de um cone usando cartolinas velhas, para servir de estrutura onde foram coladas as tiras produzidas com as caixas das embalagens tetra pak.
▪ Preparação da base da árvore de natal, usando uma caixa de cartão dos maços de papel da reprografia da escola- Caixa forrada com papel autocolante amarelo.
▪ Colagem de tiras construídas com as embalagens, para enfeitar a árvore amarela construída.
▪ Construção de enfeites usando embalagens tetra pak - recorte de estrelas.
▪ Pintura da árvore com o Spray amarelo - a pintura foi feita no exterior pelos professores e alunos do 9ºano.
INTERVENIENTES
Na construção da Árvore de Natal Amarela participaram os seguintes elementos:
▪ Alunos do 5º ano (turmas B e E) e 9º ano (turma D);
▪ Professores de Ciências Naturais, Professores de Educação Visual.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A construção desta árvore reforçou nos intervenientes a importância de se fazer a separação dos resíduos, alertando, uma vez mais, para os problemas do lixo no nosso planeta, nomeadamente nas sociedades desenvolvidas, que usam e abusam do embalamento dos produtos, criando grandes desequilíbrios no planeta. Nunca é demais alertar, para a necessidade de reduzir a utilização do plástico, para o problema ao nível da quantidade de plástico nos oceanos e da presença de microplásticos na cadeia alimentar.
Reduzir, reutilizar e reciclar são processos fundamentais, para garantir que os problemas causados na natureza, pelas embalagens em geral e pelos plásticos em particular, não cresçam ainda mais. Garantir a separação, apostar na redução e na economia circular são políticas a desenvolver e a incrementar.
E por último esperamos que com esta atividade se tenha difundindo a mensagem sobre a necessidade de se fazer a separação do lixo, nomeadamente a colocação das embalagens Tetra Pak (alimentos líquidos) no Ecoponto Amarelo.