Trabalhos 2023/24
Escola EB Luísa Todi (Setúbal)
Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
Processo de construção da Árvore de Natal:
Símbolos FSC e Tetrapak:
Árvore de Natal no espaço escola:
Trabalho Final:
Memória descritiva:
O desafio “Natal Amarelo. – Cria uma árvore de Amarela e faz brilhar o teu Natal”, lançado pelo Programa Eco-Escolas, pretende dar a conhecer a importância do significado selo FSC (Forest Stewardship Council), certificar Florestas geridas com responsabilidade e sustentabilidade e ainda, sensibilizar para a necessidade de colocar as embalagens Tetra Pak (alimentos líquidos) no Ecoponto Amarelo.O processo de construção da árvore passou numa primeira fase, na recolha de materiais reutilizáveis, como, por exemplo, a madeira que serviu de base para a sua construção e em simultâneo a partir do reaproveitamento de paletes, das embalagens Tetra Pack Sumol+Compal (material obrigatório) as quais foram recolhidas a partir de um caixote criado e deixado para esse efeito no bar da escola, ou seja, as embalagens utilizadas foram todas adquiridas, consumidas e separadas na escola para posterior utilização.
Seguidamente, foi colocar mãos à obra! Nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento, os alunos planearam e executaram com sucesso, o desafio proposto. A madeira foi trabalhada e devidamente lixada para receber a colagem das embalagens. Estas foram abertas com recurso à tesoura, limpas e secas ao ar livre. Posteriormente, procedeu-se à pintura da árvore com a cor amarela, requisito exigido. Após secagem, procedeu-se à sua decoração cuja mesma foi feita com recurso às embalagens Sumol+Compal. Esta decoração baseou-se em motivos natalícios nomeadamente, bolas, árvores, anjos e estrelas. A estrela brilhante, no topo da árvore, foi também idealizada com as mesmas embalagens.
O balanço a realizar sobre o desafio foi bastante positivo. Os alunos demonstraram interesse, satisfação e muito gosto por levar a cabo esta atividade. No final, a árvore foi presenteada em lugar de destaque na nossa escola, à frente do nosso pavilhão principal de forma a que toda a comunidade educativa pudesse ter a oportunidade de a observar e de a admirar mais de perto. Ao lado da árvore, constam dois vasos que também foram construídos com recurso à madeira e pintados com cores de Natal.
O feedback recebido por todos foi bastante gratificante.
Escola EB Luísa Todi (Setúbal)
Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
Processo de construção da Árvore de Natal:
Símbolos FSC e Tetrapak:
Árvore de Natal no espaço escola:
Trabalho Final:
Memória descritiva:
O desafio “Natal Amarelo. – Cria uma árvore de Amarela e faz brilhar o teu Natal”, lançado pelo Programa Eco-Escolas, pretende dar a conhecer a importância do significado selo FSC (Forest Stewardship Council), certificar Florestas geridas com responsabilidade e sustentabilidade e ainda, sensibilizar para a necessidade de colocar as embalagens Tetra Pak (alimentos líquidos) no Ecoponto Amarelo.O processo de construção da árvore passou numa primeira fase, na recolha de materiais reutilizáveis, como, por exemplo, a madeira que serviu de base para a sua construção e em simultâneo a partir do reaproveitamento de paletes, das embalagens Tetra Pack Sumol+Compal (material obrigatório) as quais foram recolhidas a partir de um caixote criado e deixado para esse efeito no bar da escola, ou seja, as embalagens utilizadas foram todas adquiridas, consumidas e separadas na escola para posterior utilização.
Seguidamente, foi colocar mãos à obra! Nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento, os alunos planearam e executaram com sucesso, o desafio proposto. A madeira foi trabalhada e devidamente lixada para receber a colagem das embalagens. Estas foram abertas com recurso à tesoura, limpas e secas ao ar livre. Posteriormente, procedeu-se à pintura da árvore com a cor amarela, requisito exigido. Após secagem, procedeu-se à sua decoração cuja mesma foi feita com recurso às embalagens Sumol+Compal. Esta decoração baseou-se em motivos natalícios nomeadamente, bolas, árvores, anjos e estrelas. A estrela brilhante, no topo da árvore, foi também idealizada com as mesmas embalagens.
O balanço a realizar sobre o desafio foi bastante positivo. Os alunos demonstraram interesse, satisfação e muito gosto por levar a cabo esta atividade. No final, a árvore foi presenteada em lugar de destaque na nossa escola, à frente do nosso pavilhão principal de forma a que toda a comunidade educativa pudesse ter a oportunidade de a observar e de a admirar mais de perto. Ao lado da árvore, constam dois vasos que também foram construídos com recurso à madeira e pintados com cores de Natal.
O feedback recebido por todos foi bastante gratificante.