Trabalhos 2023/24
Escola Sec. Dr. Ângelo Augusto da Silva (Funchal)
Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
Processo de construção da Árvore de Natal:
Símbolos FSC e Tetrapak:
Árvore de Natal no espaço escola:
Trabalho Final:
Memória descritiva:
Desafio "Este ano, a árvore de Natal é amarela"Memória Descritiva
O projeto que envolveu todas as turmas do 7º ano (7.1, 7.2, 7.3, 7.4, 7.5, 7.6, 7.7, 7.8 e 7.9) da Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva, bem como os dedicados professores de diversas disciplinas, foi concebido como uma experiência educativa única e holística. O nosso objetivo foi criar uma atmosfera de colaboração, onde a criatividade e a consciência ambiental se entrelaçam harmoniosamente. Para isso foram criados pelos alunos ornamentos de Natal sustentáveis em 3D. Este empreendimento, desenvolvido em colaboração com a Tetra Pak e a Compal, em parceria com o Programa Eco-Escolas da Associação Bandeira Azul da Europa, foi mais do que uma iniciativa – é uma celebração do espírito natalício, da sustentabilidade e da interdisciplinaridade.
Sob a orientação das professoras Magda Ascensão, Magna Freire, Maria Do Carmo Cró, Helena Câmara, Dina Santos, Carla Rebolo e Gabriel Gouveia, juntamente com o entusiasmo contagioso do nosso Clube de Código EBSAAS e o grupo 550, testemunhámos a convergência de várias disciplinas num esforço conjunto. Esta abordagem interdisciplinar não só enriqueceu a experiência dos alunos, mas também enfatizou a relevância e a aplicação prática do conhecimento adquirido em diferentes áreas.
Cada disciplina desempenhou um papel crucial no sucesso deste projeto:
- TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação): Desenhando o Natal em 3D, desafiámos os alunos a explorar ferramentas de modelagem 3D, guiados pelos princípios de design e criatividade;
- Educação Visual e Tecnológica: Transformando Desenhos em Obras de Arte, esta disciplina orientou esteticamente os desenhos, incentivando técnicas artísticas para tornar os ornamentos visualmente apelativos;
- Matemática: Medindo e Planeando com Precisão, contamos com a Matemática para garantir medidas precisas na construção dos ornamentos e na distribuição equitativa das decorações pela escola;
- Inglês e Alemão: Narrando o Espírito Natalício, estas disciplinas enriqueceram o projeto integrando elementos culturais natalícios em narrativas e descrições relacionadas com as decorações.
O desafio "Este ano, a árvore de Natal é amarela", em parceria com a Tetra Pak e a Compal, trouxe uma dimensão adicional ao nosso projeto. Os alunos, com a sua criatividade e empenho, deram uma nova vida às embalagens Tetra Pak, contribuindo para um Natal mais sustentável e colorido.
No âmbito da impressão 3D, escolhemos o filamento PLA reciclado para os nossos ornamentos. Esta escolha consciente baseou-se em princípios eco-friendly, destacando-se pela sua biodegradabilidade, redução de emissões de carbono e contribuição para a economia circular.
Escola Sec. Dr. Ângelo Augusto da Silva (Funchal)
Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
Processo de construção da Árvore de Natal:
Símbolos FSC e Tetrapak:
Árvore de Natal no espaço escola:
Trabalho Final:
Memória descritiva:
Desafio "Este ano, a árvore de Natal é amarela"Memória Descritiva
O projeto que envolveu todas as turmas do 7º ano (7.1, 7.2, 7.3, 7.4, 7.5, 7.6, 7.7, 7.8 e 7.9) da Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva, bem como os dedicados professores de diversas disciplinas, foi concebido como uma experiência educativa única e holística. O nosso objetivo foi criar uma atmosfera de colaboração, onde a criatividade e a consciência ambiental se entrelaçam harmoniosamente. Para isso foram criados pelos alunos ornamentos de Natal sustentáveis em 3D. Este empreendimento, desenvolvido em colaboração com a Tetra Pak e a Compal, em parceria com o Programa Eco-Escolas da Associação Bandeira Azul da Europa, foi mais do que uma iniciativa – é uma celebração do espírito natalício, da sustentabilidade e da interdisciplinaridade.
Sob a orientação das professoras Magda Ascensão, Magna Freire, Maria Do Carmo Cró, Helena Câmara, Dina Santos, Carla Rebolo e Gabriel Gouveia, juntamente com o entusiasmo contagioso do nosso Clube de Código EBSAAS e o grupo 550, testemunhámos a convergência de várias disciplinas num esforço conjunto. Esta abordagem interdisciplinar não só enriqueceu a experiência dos alunos, mas também enfatizou a relevância e a aplicação prática do conhecimento adquirido em diferentes áreas.
Cada disciplina desempenhou um papel crucial no sucesso deste projeto:
- TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação): Desenhando o Natal em 3D, desafiámos os alunos a explorar ferramentas de modelagem 3D, guiados pelos princípios de design e criatividade;
- Educação Visual e Tecnológica: Transformando Desenhos em Obras de Arte, esta disciplina orientou esteticamente os desenhos, incentivando técnicas artísticas para tornar os ornamentos visualmente apelativos;
- Matemática: Medindo e Planeando com Precisão, contamos com a Matemática para garantir medidas precisas na construção dos ornamentos e na distribuição equitativa das decorações pela escola;
- Inglês e Alemão: Narrando o Espírito Natalício, estas disciplinas enriqueceram o projeto integrando elementos culturais natalícios em narrativas e descrições relacionadas com as decorações.
O desafio "Este ano, a árvore de Natal é amarela", em parceria com a Tetra Pak e a Compal, trouxe uma dimensão adicional ao nosso projeto. Os alunos, com a sua criatividade e empenho, deram uma nova vida às embalagens Tetra Pak, contribuindo para um Natal mais sustentável e colorido.
No âmbito da impressão 3D, escolhemos o filamento PLA reciclado para os nossos ornamentos. Esta escolha consciente baseou-se em princípios eco-friendly, destacando-se pela sua biodegradabilidade, redução de emissões de carbono e contribuição para a economia circular.