Trabalhos 2023/24
Escola Básica e Secundária José Falcão (Miranda do Corvo)
Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
Processo de construção da Árvore de Natal:
Símbolos FSC e Tetrapak:
Árvore de Natal no espaço escola:
Trabalho Final:
Memória descritiva:
TURMA 5º BMemória descritiva do trabalho:
MATERIAIS UTILIZADOS:
- Reutilizado uma base de banco em madeira
- Reutilizado um cabo de vassoura em madeira
- Cartão canelado
- Fios de lã amarela reutilizados
- Embalagens dos sumos “ Compal” ( enfeites)
- Tampinhas das embalagens
- Cola quente
- Spray tinta ecológica
- Reutilização das tampas ( quadros com os símbolos pedidos: Tetra Pak, Compal e selo FSC; )
METODOLOGIA UTILIZADA:
Metodologia de Trabalho de Projeto
- Despertar o interesse dos alunos
- Chuva de ideias
Turma 5 B
- Constituição dos grupos de trabalho;
- Divisão de tarefas
- Planificação e desenvolvimento do projeto;
- Levantamento de materiais a utilizar;
- Articulação de saberes adquiridos na vida quotidiana
- Reflexão crítica avaliativa dos trabalhos de grupo;
- Levantamento de pontos fortes e pontos fracos;
- Aspetos a melhorar;
- Apresentação do projeto em espaço público da escola
ENVOLVIMENTO DOS ALUNOS:
- Em todas as fases de realização do projeto, os alunos mostraram sempre muito interesse e empenho, mesmo quando tinham de ultrapassar os constrangimentos que iam surgindo.
- O trabalho em equipa, sem registo de conflitos, desenvolveu-se num clima calmo e de forte sentido colaborativo.
- Participarem ativamente na execução do produto final e deram muita importância ao facto de poderem pôr em prática as ideias partilhadas e serem eles mesmos os construtores do seu conhecimento.
- Constatou-se que os alunos consideram que aprendem mais facilmente quando envolvidos nesta metodologia, valorizando a aquisição de competências e a aquisição de outras aprendizagens que extravasam o tema do projeto. Igualmente demonstraram grande envolvimento, individual e coletivo na questão da atitude reflexiva sobre os aspetos que correram bem e os que correram menos bem durante o processo de realização do projeto. Foi apontado como maior dificuldade a gestão do tempo.
Escola Básica e Secundária José Falcão (Miranda do Corvo)
Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
Processo de construção da Árvore de Natal:
Símbolos FSC e Tetrapak:
Árvore de Natal no espaço escola:
Trabalho Final:
Memória descritiva:
TURMA 5º BMemória descritiva do trabalho:
MATERIAIS UTILIZADOS:
- Reutilizado uma base de banco em madeira
- Reutilizado um cabo de vassoura em madeira
- Cartão canelado
- Fios de lã amarela reutilizados
- Embalagens dos sumos “ Compal” ( enfeites)
- Tampinhas das embalagens
- Cola quente
- Spray tinta ecológica
- Reutilização das tampas ( quadros com os símbolos pedidos: Tetra Pak, Compal e selo FSC; )
METODOLOGIA UTILIZADA:
Metodologia de Trabalho de Projeto
- Despertar o interesse dos alunos
- Chuva de ideias
Turma 5 B
- Constituição dos grupos de trabalho;
- Divisão de tarefas
- Planificação e desenvolvimento do projeto;
- Levantamento de materiais a utilizar;
- Articulação de saberes adquiridos na vida quotidiana
- Reflexão crítica avaliativa dos trabalhos de grupo;
- Levantamento de pontos fortes e pontos fracos;
- Aspetos a melhorar;
- Apresentação do projeto em espaço público da escola
ENVOLVIMENTO DOS ALUNOS:
- Em todas as fases de realização do projeto, os alunos mostraram sempre muito interesse e empenho, mesmo quando tinham de ultrapassar os constrangimentos que iam surgindo.
- O trabalho em equipa, sem registo de conflitos, desenvolveu-se num clima calmo e de forte sentido colaborativo.
- Participarem ativamente na execução do produto final e deram muita importância ao facto de poderem pôr em prática as ideias partilhadas e serem eles mesmos os construtores do seu conhecimento.
- Constatou-se que os alunos consideram que aprendem mais facilmente quando envolvidos nesta metodologia, valorizando a aquisição de competências e a aquisição de outras aprendizagens que extravasam o tema do projeto. Igualmente demonstraram grande envolvimento, individual e coletivo na questão da atitude reflexiva sobre os aspetos que correram bem e os que correram menos bem durante o processo de realização do projeto. Foi apontado como maior dificuldade a gestão do tempo.