Trabalhos 2023/24
Escola Básica de Vale de Milhaços (Seixal)
Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
Processo de construção da Árvore de Natal:
Símbolos FSC e Tetrapak:
Árvore de Natal no espaço escola:
Trabalho Final:
Memória descritiva:
Natal AmareloPela primeira vez a nossa escola participa no desafio “Natal amarelo”.
A divulgação foi efetuada lançando o desafio aos professores de Educação Visual e Clube “Oficina de Expressões”. Este último mostrou muito interesse em desenvolver a atividade, uma vez que já tinham como objetivo embelezar o espaço escolar nesta época festiva, privilegiando a reutilização de materiais. Assim sendo, a articulação desta proposta do Projeto Eco-Escolas com o Clube “Oficina de Expressões” revelou-se ideal.
Dada a necessidade de recolher, com brevidade, materiais para avançar com o trabalho, foi então solicitado aos Diretores de Turma e outros professores que fizessem a recolha, junto das suas turmas, de pacotes de sumo Compal, para utilizar neste trabalho, no decorrer do mês de novembro. Na reprografia da escola foram também recolhidas caixas de papel de fotocópia. Desta forma, envolveram-se os vários elementos da comunidade escolar para se conseguir uma quantidade suficiente de pacotes de sumo.
O trabalho desenvolveu-se no Clube “Oficina de Expressões”, onde participaram alunos de diferentes turmas e anos de escolaridade, ao longo dos meses de novembro e dezembro, efetuando a estrutura da árvore e as suas decorações com os materiais recolhidos.
O principal propósito desta atividade foi proporcionar aos alunos uma compreensão mais profunda sobre o significado dos selos inscritos nos pacotes de sumo, bem como sensibilizar a comunidade escolar para a reciclagem das embalagens Tetra Pack no Ecoponto Amarelo. Aquando da pesquisa do tipo de árvore para o trabalho, também se abordou o tema dos ecossistemas.
Com este desafio desenvolveram-se competências nos alunos assim como estimuladas habilidades criativas e manuais.
O processo construtivo da árvore iniciou-se com a apresentação de alguns exemplos de projetos de outros anos, como forma de inspiração e exposição das regras do desafio. De seguida, os alunos pesquisaram na internet exemplos de árvores de Natal e realizaram esboços. Fez-se a seleção da árvore e a lista de materiais necessários. Os materiais utilizados foram:
- tubo de cartão alto, proveniente de um rolo de tecido, com aproveitamento de um pequeno resto de tecido, utilizado para o tronco da árvore;
- caixas de cartão do papel de fotocópias da reprografia da escola, utilizadas para fazer os ramos da árvore;
- pacotes de sumo Compal, para fazer os diversos enfeites para a árvore, incluindo a grande estrela no topo;
- tinta amarela e pincéis, para colorir e dar vida à árvore (pintada de forma a deixar evidente a cor amarela, mas também a sobressair a estrutura de cartão reutilizado);
- cola, cola quente e fita-cola, para fixar os ramos ao tronco, os enfeites e a estrela.
Os alunos foram incentivados a participar ativamente em todas as fases do projeto, desde a pesquisa inicial até a apresentação final.
O trabalho em equipa foi incentivado para promover a troca de ideias e habilidades entre os alunos.
A criatividade individual foi valorizada, permitindo que cada aluno expressasse a sua interpretação única do projeto.
Conclusão:
Esta atividade proporcionou uma experiência prática e enriquecedora, cumprindo os objetivos pretendidos, quer pela concretização do trabalho final, quer pela sensibilização efetuada durante o processo. As fotos do trabalho final foram efetuadas no átrio do pavilhão B da escola, onde a árvore se encontrava colocada, junto ao espaço dedicado ao Projeto Eco-Escola e Clube de Ciência.
Escola Básica de Vale de Milhaços (Seixal)
Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
Processo de construção da Árvore de Natal:
Símbolos FSC e Tetrapak:
Árvore de Natal no espaço escola:
Trabalho Final:
Memória descritiva:
Natal AmareloPela primeira vez a nossa escola participa no desafio “Natal amarelo”.
A divulgação foi efetuada lançando o desafio aos professores de Educação Visual e Clube “Oficina de Expressões”. Este último mostrou muito interesse em desenvolver a atividade, uma vez que já tinham como objetivo embelezar o espaço escolar nesta época festiva, privilegiando a reutilização de materiais. Assim sendo, a articulação desta proposta do Projeto Eco-Escolas com o Clube “Oficina de Expressões” revelou-se ideal.
Dada a necessidade de recolher, com brevidade, materiais para avançar com o trabalho, foi então solicitado aos Diretores de Turma e outros professores que fizessem a recolha, junto das suas turmas, de pacotes de sumo Compal, para utilizar neste trabalho, no decorrer do mês de novembro. Na reprografia da escola foram também recolhidas caixas de papel de fotocópia. Desta forma, envolveram-se os vários elementos da comunidade escolar para se conseguir uma quantidade suficiente de pacotes de sumo.
O trabalho desenvolveu-se no Clube “Oficina de Expressões”, onde participaram alunos de diferentes turmas e anos de escolaridade, ao longo dos meses de novembro e dezembro, efetuando a estrutura da árvore e as suas decorações com os materiais recolhidos.
O principal propósito desta atividade foi proporcionar aos alunos uma compreensão mais profunda sobre o significado dos selos inscritos nos pacotes de sumo, bem como sensibilizar a comunidade escolar para a reciclagem das embalagens Tetra Pack no Ecoponto Amarelo. Aquando da pesquisa do tipo de árvore para o trabalho, também se abordou o tema dos ecossistemas.
Com este desafio desenvolveram-se competências nos alunos assim como estimuladas habilidades criativas e manuais.
O processo construtivo da árvore iniciou-se com a apresentação de alguns exemplos de projetos de outros anos, como forma de inspiração e exposição das regras do desafio. De seguida, os alunos pesquisaram na internet exemplos de árvores de Natal e realizaram esboços. Fez-se a seleção da árvore e a lista de materiais necessários. Os materiais utilizados foram:
- tubo de cartão alto, proveniente de um rolo de tecido, com aproveitamento de um pequeno resto de tecido, utilizado para o tronco da árvore;
- caixas de cartão do papel de fotocópias da reprografia da escola, utilizadas para fazer os ramos da árvore;
- pacotes de sumo Compal, para fazer os diversos enfeites para a árvore, incluindo a grande estrela no topo;
- tinta amarela e pincéis, para colorir e dar vida à árvore (pintada de forma a deixar evidente a cor amarela, mas também a sobressair a estrutura de cartão reutilizado);
- cola, cola quente e fita-cola, para fixar os ramos ao tronco, os enfeites e a estrela.
Os alunos foram incentivados a participar ativamente em todas as fases do projeto, desde a pesquisa inicial até a apresentação final.
O trabalho em equipa foi incentivado para promover a troca de ideias e habilidades entre os alunos.
A criatividade individual foi valorizada, permitindo que cada aluno expressasse a sua interpretação única do projeto.
Conclusão:
Esta atividade proporcionou uma experiência prática e enriquecedora, cumprindo os objetivos pretendidos, quer pela concretização do trabalho final, quer pela sensibilização efetuada durante o processo. As fotos do trabalho final foram efetuadas no átrio do pavilhão B da escola, onde a árvore se encontrava colocada, junto ao espaço dedicado ao Projeto Eco-Escola e Clube de Ciência.