Trabalhos 2023/24
Escola Básica e Secundária de Vilela (Paredes)
Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
Processo de construção da Árvore de Natal:
Símbolos FSC e Tetrapak:
Árvore de Natal no espaço escola:
Trabalho Final:
Memória descritiva:
Esta atividade, promovida pela Compal e pela Tetra Pak, visa chamar a atenção dos jovens para a importância da reciclagem e proteção do ambiente.As exigências para a elaboração deste trabalho foram as seguintes:
• Dar a conhecer a importância do significado do selo FSC (Forest Stewardship Council).
• Este pretende certificar Florestas geridas com responsabilidade e sustentabilidade.
• Sensibilizar para a necessidade de colocar as embalagens Tetra Pak (alimentos líquidos)
no Ecoponto Amarelo.
• Podiam ser utilizados materiais complementares como colas, tintas, cordéis, arame ou
outros (preferencialmente reutilizados).
• Deviam aparecer em destaque a utilização de embalagens da Tetra Pak da marca Compal
e do símbolo FSC.
• Os trabalhos deviam ser predominantemente de cor amarela.
Metodologia e intervenientes
A equipa restrita Eco-escolas lançou o desafio que foi aceite por vários professores de Matemática do Geografia e História do 3º ciclo, para lançarem o mote às suas turmas.
Os alunos, das turmas envolvidas começaram por recolher, na escola e em casa, embalagens de Compal, seguiu-se o corte, lavagem e secagem das mesmas. Depois foram recortados os símbolos, FSC e da marca Compal, que se guardaram em caixas no armário do Eco-Escolas. De casa, os alunos trouxeram materiais reciclados e reutilizáveis, que os ajudassem a realizar e criar os seus trabalhos. Em casa, em sala de aula e tempos livres, os alunos planeavam e executavam, com motivação e criatividade a árvore e todos os respetivos adereços natalícios personalizados.
Atendendo a que o AEV tem regime de avaliação semestral, durante a pausa letiva de 3 dias para se proceder à avaliação intercalar, os alunos aproveitaram para trabalhar na atividade com colegas e mesmo familiares, assim como nas aulas de Geografia, Matemática, História e Cidadania.
Deste modo os trabalhos foram realizados individualmente, em grupo, ou contou com a colaboração dos encarregados de educação. No final, todos foram expostos na árvore que se montou na Biblioteca, num local de destaque e visibilidade.
Materiais utilizados
● Embalagens Tetra Pak da Marca Compal grandes e pequenas, predominantemente da cor amarela;
● Troncos de árvore resultantes da poda e manutenção das árvores da escola e espaços exteriores;
● Corda;
● Tecido amarelo;
● Fitas de seda;
● Esferovite;
● Cartão;
● Papéis/Cartolinas coloridas reutilizadas, predominantemente amarela;
● Lâmpadas;
● Eva e felpro de várias cores em especial amarelo;
● CD`s sem uso;
● Rolhas de cortiça usadas;
● Tampinhas de plástico e de metal da Compal;
● Restos de madeira;
● Pinhas;
● Espátulas de pau;
● Carrinho reutilizado;
● Fitas de renda;
● Cartolina amarela;
● Tinta spray amarela;
● Cola;
● Série de luzes de Natal reutilizada;
● Lápis, cola, esferográfica, régua, borracha e tesouras.
Processo de Construção do Trabalho:
● Em primeiro lugar, as embalagens Tetra Pak e da Marca Compal foram devidamente preparadas (abertas, lavadas, desinfetadas e secas);
● De seguida foram separados e cortados os ramos, que como referido sobraram da poda e manutenção das árvores do recreio da escola, com a colaboração dos alunos do Curso Profissional de Operações Turísticas e que iriam constituir a árvore, suspensa e de parede. Após cortados com o devido tamanho, foi montada a árvore com corda em forma triangular e pintada de amarelo para dar realce aos enfeites e seguir a cor temática do desafio e regulamento, o amarelo.
● Com a colaboração dos alunos do Curso Profissional Técnico de Multimédia, a série de lâmpadas foi consertada e colocada na base da árvore supensa.
● Todo o material selecionado foi colocado na mesa de trabalho de forma organizada para ser mais fácil a sua execução;
● Os moldes foram desenhados e recortados no verso de folhas de papel usado;
● O passo seguinte foi efetuar os moldes nos respetivos materiais e recortá-los;
● Em Matemática os alunos construíram sólidos em cartão e cartolina amarela onde colaram os símbolos solicitados no regulamento e adornaram a árvore.
● A partir deste momento, fez-se a colagem de todos os tipos de materiais, trazidos pelos alunos para idealizarem os enfeites que adornaram a árvore e a construção da mesma.
Considerações finais do trabalho
Os alunos demonstraram motivação, empenho e interesse pelo desafio proposto e realização do trabalho, porque, mais uma vez, se divertiram imenso não só com os colegas, mas também com os pais, ajudando, assim, a reforçar os laços familiares e o espírito do advento aliado a uma boa causa, a reutilização de embalagens para construír uma árvore de Natal e belos adereços feitos manualmente, com criatividade e originalidade. Como objetivo principal deste trabalho, não poderíamos ter deixado de reflectir em Cidadania e Desenvolvimento, a aplicação da regra dos 3R’s, ou seja, Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Neste sentido, promoveu-se a literacia e consciencialização ambiental de modo a evitar a produção de mais resíduos e evitando o uso de novos materiais. Os alunos usaram a sua criatividade e reaproveitaram materiais e enfeites natalícios com o objetivo de construir e adornar uma árvore/instalação reutilizando resíduos e materiais de acordo com o regulamento, contribuindo uma árvore suspensa, para o embelezamento do espaço da biblioteca e comemorando o Natal de uma forma mais sustentável.
Escola Básica e Secundária de Vilela (Paredes)
Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
Processo de construção da Árvore de Natal:
Símbolos FSC e Tetrapak:
Árvore de Natal no espaço escola:
Trabalho Final:
Memória descritiva:
Esta atividade, promovida pela Compal e pela Tetra Pak, visa chamar a atenção dos jovens para a importância da reciclagem e proteção do ambiente.As exigências para a elaboração deste trabalho foram as seguintes:
• Dar a conhecer a importância do significado do selo FSC (Forest Stewardship Council).
• Este pretende certificar Florestas geridas com responsabilidade e sustentabilidade.
• Sensibilizar para a necessidade de colocar as embalagens Tetra Pak (alimentos líquidos)
no Ecoponto Amarelo.
• Podiam ser utilizados materiais complementares como colas, tintas, cordéis, arame ou
outros (preferencialmente reutilizados).
• Deviam aparecer em destaque a utilização de embalagens da Tetra Pak da marca Compal
e do símbolo FSC.
• Os trabalhos deviam ser predominantemente de cor amarela.
Metodologia e intervenientes
A equipa restrita Eco-escolas lançou o desafio que foi aceite por vários professores de Matemática do Geografia e História do 3º ciclo, para lançarem o mote às suas turmas.
Os alunos, das turmas envolvidas começaram por recolher, na escola e em casa, embalagens de Compal, seguiu-se o corte, lavagem e secagem das mesmas. Depois foram recortados os símbolos, FSC e da marca Compal, que se guardaram em caixas no armário do Eco-Escolas. De casa, os alunos trouxeram materiais reciclados e reutilizáveis, que os ajudassem a realizar e criar os seus trabalhos. Em casa, em sala de aula e tempos livres, os alunos planeavam e executavam, com motivação e criatividade a árvore e todos os respetivos adereços natalícios personalizados.
Atendendo a que o AEV tem regime de avaliação semestral, durante a pausa letiva de 3 dias para se proceder à avaliação intercalar, os alunos aproveitaram para trabalhar na atividade com colegas e mesmo familiares, assim como nas aulas de Geografia, Matemática, História e Cidadania.
Deste modo os trabalhos foram realizados individualmente, em grupo, ou contou com a colaboração dos encarregados de educação. No final, todos foram expostos na árvore que se montou na Biblioteca, num local de destaque e visibilidade.
Materiais utilizados
● Embalagens Tetra Pak da Marca Compal grandes e pequenas, predominantemente da cor amarela;
● Troncos de árvore resultantes da poda e manutenção das árvores da escola e espaços exteriores;
● Corda;
● Tecido amarelo;
● Fitas de seda;
● Esferovite;
● Cartão;
● Papéis/Cartolinas coloridas reutilizadas, predominantemente amarela;
● Lâmpadas;
● Eva e felpro de várias cores em especial amarelo;
● CD`s sem uso;
● Rolhas de cortiça usadas;
● Tampinhas de plástico e de metal da Compal;
● Restos de madeira;
● Pinhas;
● Espátulas de pau;
● Carrinho reutilizado;
● Fitas de renda;
● Cartolina amarela;
● Tinta spray amarela;
● Cola;
● Série de luzes de Natal reutilizada;
● Lápis, cola, esferográfica, régua, borracha e tesouras.
Processo de Construção do Trabalho:
● Em primeiro lugar, as embalagens Tetra Pak e da Marca Compal foram devidamente preparadas (abertas, lavadas, desinfetadas e secas);
● De seguida foram separados e cortados os ramos, que como referido sobraram da poda e manutenção das árvores do recreio da escola, com a colaboração dos alunos do Curso Profissional de Operações Turísticas e que iriam constituir a árvore, suspensa e de parede. Após cortados com o devido tamanho, foi montada a árvore com corda em forma triangular e pintada de amarelo para dar realce aos enfeites e seguir a cor temática do desafio e regulamento, o amarelo.
● Com a colaboração dos alunos do Curso Profissional Técnico de Multimédia, a série de lâmpadas foi consertada e colocada na base da árvore supensa.
● Todo o material selecionado foi colocado na mesa de trabalho de forma organizada para ser mais fácil a sua execução;
● Os moldes foram desenhados e recortados no verso de folhas de papel usado;
● O passo seguinte foi efetuar os moldes nos respetivos materiais e recortá-los;
● Em Matemática os alunos construíram sólidos em cartão e cartolina amarela onde colaram os símbolos solicitados no regulamento e adornaram a árvore.
● A partir deste momento, fez-se a colagem de todos os tipos de materiais, trazidos pelos alunos para idealizarem os enfeites que adornaram a árvore e a construção da mesma.
Considerações finais do trabalho
Os alunos demonstraram motivação, empenho e interesse pelo desafio proposto e realização do trabalho, porque, mais uma vez, se divertiram imenso não só com os colegas, mas também com os pais, ajudando, assim, a reforçar os laços familiares e o espírito do advento aliado a uma boa causa, a reutilização de embalagens para construír uma árvore de Natal e belos adereços feitos manualmente, com criatividade e originalidade. Como objetivo principal deste trabalho, não poderíamos ter deixado de reflectir em Cidadania e Desenvolvimento, a aplicação da regra dos 3R’s, ou seja, Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Neste sentido, promoveu-se a literacia e consciencialização ambiental de modo a evitar a produção de mais resíduos e evitando o uso de novos materiais. Os alunos usaram a sua criatividade e reaproveitaram materiais e enfeites natalícios com o objetivo de construir e adornar uma árvore/instalação reutilizando resíduos e materiais de acordo com o regulamento, contribuindo uma árvore suspensa, para o embelezamento do espaço da biblioteca e comemorando o Natal de uma forma mais sustentável.