Trabalhos 2023/24
Escola EB1 de Covões (Cantanhede)
Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo
Processo de construção da Árvore de Natal:
Símbolos FSC e Tetrapak:
Árvore de Natal no espaço escola:
Trabalho Final:
Memória descritiva:
O projeto teve início com o lançamento do desafio aos alunos e pessoal docente e não docente pela coordenadora do projeto Eco-Escolas.Aceite o desafio, todos os alunos recolheram embalagens da Compal que trouxeram para a escola.
Depois de lavadas e abertas as embalagens, com a ajuda das assistentes operacionais e professoras, os alunos traçaram segmentos de reta nos pacotes abertos, com espaçamentos de um centímetro, por onde recortaram, formando tiras.
Dobraram essas tiras e agrafaram-nas, formando uma argola. Foram-nas dobrando ao meio e depois as suas extremidades.
Agrafaram 12 dessas argolas umas às outras, formando um floco de gelo.
Agrafaram-se 15 flocos, formando um triângulo e, assim sucessivamente até formar 4. Formaram uma pirâmide triangular, com um triângulo no fundo a servir de base, para manter as três faces laterais devidamente afastadas.
Foi então pintada de amarelo com tinta de spray.
À face dos centros dos flocos, foram colocados os três símbolos recomendados pelo projeto que os alunos recortaram das embalagens restantes.
Finalmente, no interior da árvore foram suspensas, com fio de pesca, recipientes esféricos do sumo Compal devidamente pintadas.
Quanto à simbologia, os flocos representam o frio que cobre as árvores e toda a Natureza, nesta altura do ano, mas a árvore guarda no seu interior, no seu coração, o calor do Natal, lembrando-o com as bolas suspensas no seu interior. As bolas podem também simbolizar os frutos que a árvore pensa dar na próxima primavera quando o frio passar e a Natureza “renascer”.
Escola EB1 de Covões (Cantanhede)
Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo
Processo de construção da Árvore de Natal:
Símbolos FSC e Tetrapak:
Árvore de Natal no espaço escola:
Trabalho Final:
Memória descritiva:
O projeto teve início com o lançamento do desafio aos alunos e pessoal docente e não docente pela coordenadora do projeto Eco-Escolas.Aceite o desafio, todos os alunos recolheram embalagens da Compal que trouxeram para a escola.
Depois de lavadas e abertas as embalagens, com a ajuda das assistentes operacionais e professoras, os alunos traçaram segmentos de reta nos pacotes abertos, com espaçamentos de um centímetro, por onde recortaram, formando tiras.
Dobraram essas tiras e agrafaram-nas, formando uma argola. Foram-nas dobrando ao meio e depois as suas extremidades.
Agrafaram 12 dessas argolas umas às outras, formando um floco de gelo.
Agrafaram-se 15 flocos, formando um triângulo e, assim sucessivamente até formar 4. Formaram uma pirâmide triangular, com um triângulo no fundo a servir de base, para manter as três faces laterais devidamente afastadas.
Foi então pintada de amarelo com tinta de spray.
À face dos centros dos flocos, foram colocados os três símbolos recomendados pelo projeto que os alunos recortaram das embalagens restantes.
Finalmente, no interior da árvore foram suspensas, com fio de pesca, recipientes esféricos do sumo Compal devidamente pintadas.
Quanto à simbologia, os flocos representam o frio que cobre as árvores e toda a Natureza, nesta altura do ano, mas a árvore guarda no seu interior, no seu coração, o calor do Natal, lembrando-o com as bolas suspensas no seu interior. As bolas podem também simbolizar os frutos que a árvore pensa dar na próxima primavera quando o frio passar e a Natureza “renascer”.