Trabalhos 2023/24
Escola Básica e Secundária do Alto dos Moinhos (Sintra)
Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
Processo de construção da Árvore de Natal:
Símbolos FSC e Tetrapak:
Árvore de Natal no espaço escola:
Trabalho Final:
Memória descritiva:
A Árvore Amarela brilha na nossa escolaO trabalho foi realizado por dois irmãos participantes no projeto Eco-Escolas: Gabriel e Santiago Brites (6.º ano e 8.º ano). Os alunos descreveram o trabalho assim:
Como se trata de uma árvore de Natal, o tamanho que ela iria ter para nós era muito importante. Teria de nos levar a imaginar um pinheiro de Natal, pelo significado deste nesta época tão especial, e também pelos sentimentos de esperança, paz, luz e alegria que nos proporciona.
Precisávamos de muitas embalagens por isso, pedimos ajuda aos nossos colegas e professores, para levarem para a escola, embalagens que utilizassem e, assim, conseguirmos cerca de 52 pacotes de 1L. Estes foram lavados e limpos.
1.º passo: criar a base - fizemos uma base com 12 pacotes agrupados em conjuntos de 4 e mais 4 pacotes para os pés da árvore, a parte superior iria encaixar nesta base.
2.º passo: elaborar o tronco principal em formato de cone com cerca de 10 pacotes.
3.º passo: com cada pacote de sumo fizemos 2 ramos, depois de cortarmos os pacotes ao meio, para os ramos maiores, enrolamos estes para parecerem troncos. A árvore foi crescendo à medida que íamos conseguindo mais pacotes.
4.º passo: após conseguirmos os troncos principais, colocámos pequenos raminhos, onde reutilizámos todos os bocadinhos de pacotes que iam sobrando.
5.º passo: preparar os enfeites de natal para a árvore - fizemos estrelas pequenas e com 2 pacotes de 1L, fizemos a estrela principal. Com as tampas vermelhas dos pacotes que íamos guardando, fizemos as bolas de Natal.
6.º passo: pintar a árvore de amarelo deixando alguns dos símbolos da Compal, Tetra Pak, e FSC sem tinta, para que se conseguisse ver a origem de todo o projeto.
7.º passo: Após secar…. estava na hora de colocar os enfeites na árvore, terminando com a estrela principal, no topo da árvore.
8.º passo: iluminar a árvore.
Gabriel (6.º ano) e Santiago (8.º ano) Brites
Escola Básica e Secundária do Alto dos Moinhos (Sintra)
Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
Processo de construção da Árvore de Natal:
Símbolos FSC e Tetrapak:
Árvore de Natal no espaço escola:
Trabalho Final:
Memória descritiva:
A Árvore Amarela brilha na nossa escolaO trabalho foi realizado por dois irmãos participantes no projeto Eco-Escolas: Gabriel e Santiago Brites (6.º ano e 8.º ano). Os alunos descreveram o trabalho assim:
Como se trata de uma árvore de Natal, o tamanho que ela iria ter para nós era muito importante. Teria de nos levar a imaginar um pinheiro de Natal, pelo significado deste nesta época tão especial, e também pelos sentimentos de esperança, paz, luz e alegria que nos proporciona.
Precisávamos de muitas embalagens por isso, pedimos ajuda aos nossos colegas e professores, para levarem para a escola, embalagens que utilizassem e, assim, conseguirmos cerca de 52 pacotes de 1L. Estes foram lavados e limpos.
1.º passo: criar a base - fizemos uma base com 12 pacotes agrupados em conjuntos de 4 e mais 4 pacotes para os pés da árvore, a parte superior iria encaixar nesta base.
2.º passo: elaborar o tronco principal em formato de cone com cerca de 10 pacotes.
3.º passo: com cada pacote de sumo fizemos 2 ramos, depois de cortarmos os pacotes ao meio, para os ramos maiores, enrolamos estes para parecerem troncos. A árvore foi crescendo à medida que íamos conseguindo mais pacotes.
4.º passo: após conseguirmos os troncos principais, colocámos pequenos raminhos, onde reutilizámos todos os bocadinhos de pacotes que iam sobrando.
5.º passo: preparar os enfeites de natal para a árvore - fizemos estrelas pequenas e com 2 pacotes de 1L, fizemos a estrela principal. Com as tampas vermelhas dos pacotes que íamos guardando, fizemos as bolas de Natal.
6.º passo: pintar a árvore de amarelo deixando alguns dos símbolos da Compal, Tetra Pak, e FSC sem tinta, para que se conseguisse ver a origem de todo o projeto.
7.º passo: Após secar…. estava na hora de colocar os enfeites na árvore, terminando com a estrela principal, no topo da árvore.
8.º passo: iluminar a árvore.
Gabriel (6.º ano) e Santiago (8.º ano) Brites