Trabalhos 2023/24
Escola EB 2,3/S de Oliveira de Frades (Oliveira de Frades)
Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
Processo de construção da Árvore de Natal:
Símbolos FSC e Tetrapak:
Árvore de Natal no espaço escola:
Trabalho Final:
Memória descritiva:
O desafio de integrar o concurso “Natal Amarelo. Cria uma árvore Amarela e faz brilhar o teu Natal!”, foi lançado às turmas do 6º A, B, C, D e E, num total de 102 alunos, nas disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica.O processo de trabalho baseou-se na metodologia de trabalho de projeto. Os alunos iniciaram o processo criativo, fazendo, individualmente, o registo gráfico de ideias de árvores de Natal. Paralelamente, investigaram o que são embalagens Tetra Pak e o que as distingue de outras, o significado do selo FSC, e a importância do Ecoponto Amarelo. A recolha de embalagens da marca Compal e outros materiais reutilizáveis foi o passo seguinte, e envolveu todas as turmas.
A técnica utilizada na construção da árvore é de origami. O origami é a arte de dobrar papel criando objetos e formas a partir de um papel quadrado, sem cortar. Neste caso a tarefa tornou-se um pouco desafiante uma vez que a consistência da embalagem é muito diferente da do papel dificultando o trabalho dos alunos no processo de dobrar/vincar e até mesmo na colagem dos elementos.
A árvore é constituída por três tamanhos de elementos.
O trabalho foi dividido em grupos, por tamanho de peças a construir. No final, foram selecionadas as peças/elementos que melhor correspondiam à técnica de Origami.
Na construção do origami foi utilizado o interior da embalagem Tetra Pak por não se conseguir uma cor mais uniforme (embalagens diferentes). O amarelo está presente em pormenores da estrela e nas nuances de pigmento dourado.
O trabalho final revela qualidade técnica e estética, resultado do empenho, interesse, entusiasmo e dedicação que os alunos depositaram no desafio.
O movimento criado pela estrutura transmite dinâmica que nos leva a percorrer visualmente a árvore
culminando na estrela "amarela" com a marca COMPAL, contando-nos uma "história" e alertando-nos para a importância da reciclagem.
No final foi montada uma exposição dos trabalhos, no átrio da Escola, criando-se uma Floresta de grande biodiversidade, na qual se destaca a Nossa Árvore Amarela, a eleita para ir a concurso.
Escola EB 2,3/S de Oliveira de Frades (Oliveira de Frades)
Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
Processo de construção da Árvore de Natal:
Símbolos FSC e Tetrapak:
Árvore de Natal no espaço escola:
Trabalho Final:
Memória descritiva:
O desafio de integrar o concurso “Natal Amarelo. Cria uma árvore Amarela e faz brilhar o teu Natal!”, foi lançado às turmas do 6º A, B, C, D e E, num total de 102 alunos, nas disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica.O processo de trabalho baseou-se na metodologia de trabalho de projeto. Os alunos iniciaram o processo criativo, fazendo, individualmente, o registo gráfico de ideias de árvores de Natal. Paralelamente, investigaram o que são embalagens Tetra Pak e o que as distingue de outras, o significado do selo FSC, e a importância do Ecoponto Amarelo. A recolha de embalagens da marca Compal e outros materiais reutilizáveis foi o passo seguinte, e envolveu todas as turmas.
A técnica utilizada na construção da árvore é de origami. O origami é a arte de dobrar papel criando objetos e formas a partir de um papel quadrado, sem cortar. Neste caso a tarefa tornou-se um pouco desafiante uma vez que a consistência da embalagem é muito diferente da do papel dificultando o trabalho dos alunos no processo de dobrar/vincar e até mesmo na colagem dos elementos.
A árvore é constituída por três tamanhos de elementos.
O trabalho foi dividido em grupos, por tamanho de peças a construir. No final, foram selecionadas as peças/elementos que melhor correspondiam à técnica de Origami.
Na construção do origami foi utilizado o interior da embalagem Tetra Pak por não se conseguir uma cor mais uniforme (embalagens diferentes). O amarelo está presente em pormenores da estrela e nas nuances de pigmento dourado.
O trabalho final revela qualidade técnica e estética, resultado do empenho, interesse, entusiasmo e dedicação que os alunos depositaram no desafio.
O movimento criado pela estrutura transmite dinâmica que nos leva a percorrer visualmente a árvore
culminando na estrela "amarela" com a marca COMPAL, contando-nos uma "história" e alertando-nos para a importância da reciclagem.
No final foi montada uma exposição dos trabalhos, no átrio da Escola, criando-se uma Floresta de grande biodiversidade, na qual se destaca a Nossa Árvore Amarela, a eleita para ir a concurso.