Trabalhos 2023/24
Escola Secundária Jorge Peixinho (Montijo)
Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
Processo de construção da Árvore de Natal:
Símbolos FSC e Tetrapak:
Árvore de Natal no espaço escola:
Trabalho Final:
Memória descritiva:
Árvore de Natal “Há-de-Vento” – Natal AmareloMote da obra ou criação artística:
Será que o “Tetra Pak / Compal” poderá transformar-se num objeto erudito?
Acreditámos que sim e assim nasceu a Árvore de Natal selecionada pela nossa Escola, a que demos o nome de "Há-de-Vento".
Neste Advento a Escola Secundária Jorge Peixinho, no Montijo, junta-se ao Programa Eco Escolas para surpreender e fazer permanecer no ar um sopro musical de Amor. "Há-de-Vento" é uma Árvore de Natal que articula aprendizagens essenciais das disciplinas de matemática, educação visual e a música e nos surpreende no espaço arquitetônico da nossa Escola. É uma Árvore de Natal conceptual.
O processo de construção da árvore de Natal Amarela envolveu turmas de 7º ano de escolaridade
Para além da participação num concurso externo à Escola, o interesse nestas iniciativas cria maior envolvência dos alunos e a sua sensibilização para a reutilização de materiais, a importância da politica dos 3R’s, o valor dos recursos e da reciclagem, a valorização da utilização de materiais amigos do ambiente, a aplicação prática dos processos abordados academicamente… a criatividade, a responsabilidade e a sensibilidade abrangente ao Mundo que nos rodeia e ao “outro”, o enriquecimento pela partilha de processos de trabalho em grupo e a transformação pelo pensamento social (ir para além do “umbigo” de cada um).
A metodologia de projeto | ESJP – 7ºano
Recolha de embalagens tipo Tetra Pack / Compal junto de familiares e/ou amigos feita por cada aluno;
Limpeza / lavagem, secagem das embalagens de sumo ou de leite;
Desdobramento, descolagem, recorte de embalagens na parte de sobreposição e selagem;
Retirar tampas ou recorte dessa zona da embalagem;
Seleção de sólido geométrico a construir;
Transferência da planificação para embalagem Tetra Pak;
Recorte de contorno exterior;
Meio corte de arestas interiores;
Pintura com tinta acrílica com trinchas;
Pintura com tinta spray;
Colagem de abas interiores para construção tridimensional;
Aplicação de fio de nylon para suspensão conjunta;
Escolha de espaços escolares para exposição de trabalhos coletivos tendo em conta a dimensão do objeto e a interação com o espectador;
Reciclagem de sobras de materiais;
Montagem da exposição;
Levantamento fotográfico final e elaboração da memória descritiva.
NOTA: Foi feito um vídeo com fundo musical como trabalho final, contudo esta plataforma não permite anexar este ficheiro.
Turmas: 7.ºA, 7.ºB, 7.ºC, 7.ºD, 7.ºE, 7ºF, 7ºG, 7ºH, 7.º I e 7.ºK
Professoras:
Susana Duarte, Carla Rio; Cátia Pita e responsável pelo Programa Eco Escolas Teresa Bordeira
Escola Secundária Jorge Peixinho (Montijo)
Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
Processo de construção da Árvore de Natal:
Símbolos FSC e Tetrapak:
Árvore de Natal no espaço escola:
Trabalho Final:
Memória descritiva:
Árvore de Natal “Há-de-Vento” – Natal AmareloMote da obra ou criação artística:
Será que o “Tetra Pak / Compal” poderá transformar-se num objeto erudito?
Acreditámos que sim e assim nasceu a Árvore de Natal selecionada pela nossa Escola, a que demos o nome de "Há-de-Vento".
Neste Advento a Escola Secundária Jorge Peixinho, no Montijo, junta-se ao Programa Eco Escolas para surpreender e fazer permanecer no ar um sopro musical de Amor. "Há-de-Vento" é uma Árvore de Natal que articula aprendizagens essenciais das disciplinas de matemática, educação visual e a música e nos surpreende no espaço arquitetônico da nossa Escola. É uma Árvore de Natal conceptual.
O processo de construção da árvore de Natal Amarela envolveu turmas de 7º ano de escolaridade
Para além da participação num concurso externo à Escola, o interesse nestas iniciativas cria maior envolvência dos alunos e a sua sensibilização para a reutilização de materiais, a importância da politica dos 3R’s, o valor dos recursos e da reciclagem, a valorização da utilização de materiais amigos do ambiente, a aplicação prática dos processos abordados academicamente… a criatividade, a responsabilidade e a sensibilidade abrangente ao Mundo que nos rodeia e ao “outro”, o enriquecimento pela partilha de processos de trabalho em grupo e a transformação pelo pensamento social (ir para além do “umbigo” de cada um).
A metodologia de projeto | ESJP – 7ºano
Recolha de embalagens tipo Tetra Pack / Compal junto de familiares e/ou amigos feita por cada aluno;
Limpeza / lavagem, secagem das embalagens de sumo ou de leite;
Desdobramento, descolagem, recorte de embalagens na parte de sobreposição e selagem;
Retirar tampas ou recorte dessa zona da embalagem;
Seleção de sólido geométrico a construir;
Transferência da planificação para embalagem Tetra Pak;
Recorte de contorno exterior;
Meio corte de arestas interiores;
Pintura com tinta acrílica com trinchas;
Pintura com tinta spray;
Colagem de abas interiores para construção tridimensional;
Aplicação de fio de nylon para suspensão conjunta;
Escolha de espaços escolares para exposição de trabalhos coletivos tendo em conta a dimensão do objeto e a interação com o espectador;
Reciclagem de sobras de materiais;
Montagem da exposição;
Levantamento fotográfico final e elaboração da memória descritiva.
NOTA: Foi feito um vídeo com fundo musical como trabalho final, contudo esta plataforma não permite anexar este ficheiro.
Turmas: 7.ºA, 7.ºB, 7.ºC, 7.ºD, 7.ºE, 7ºF, 7ºG, 7ºH, 7.º I e 7.ºK
Professoras:
Susana Duarte, Carla Rio; Cátia Pita e responsável pelo Programa Eco Escolas Teresa Bordeira