Trabalhos 2023/24
Escola Básica de Gavião (Gavião)
Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo
Processo de construção da Árvore de Natal:
Símbolos FSC e Tetrapak:
Árvore de Natal no espaço escola:
Trabalho Final:
Memória descritiva:
Após divulgação do desafio pela coordenadora do Programa Eco-Escolas, a dinamizadora da AEC Empreendedorismo Educativo, em parceria com a docente titular, apresentaram o desafio à turma do 4º ano. O regulamento foi analisado e combinou-se como proceder à recolha das embalagens Compal, símbolos Tetra Pak, Compal e selo FSC. Importa referir que se fez um trabalho de pesquisa sobre estes símbolos e selo para que as crianças se apropriarem destes conceitos e perceberem os objetivos subjacentes a este desafio.Paralelamente, realizou-se uma chuva de ideias para se decidir, democraticamente, como construir a árvore final.
Após recolha de embalagens suficientes, iniciou-se o trabalho com divisão de tarefas e elaboração dos adereços, montagem da estrutura com a colaboração do pessoal não docente.
Salienta-se o entusiasmo, interesse e motivação dos alunos ao longo de todo o processo e o envolvimento das famílias. Outro aspeto a destacar prende-se com as aprendizagens realizadas no âmbito da Educação Ambiental, Desenvolvimento sustentável e Cidadania, assim como as competências do PASEO adquiridas.
Escola Básica de Gavião (Gavião)
Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo
Processo de construção da Árvore de Natal:
Símbolos FSC e Tetrapak:
Árvore de Natal no espaço escola:
Trabalho Final:
Memória descritiva:
Após divulgação do desafio pela coordenadora do Programa Eco-Escolas, a dinamizadora da AEC Empreendedorismo Educativo, em parceria com a docente titular, apresentaram o desafio à turma do 4º ano. O regulamento foi analisado e combinou-se como proceder à recolha das embalagens Compal, símbolos Tetra Pak, Compal e selo FSC. Importa referir que se fez um trabalho de pesquisa sobre estes símbolos e selo para que as crianças se apropriarem destes conceitos e perceberem os objetivos subjacentes a este desafio.Paralelamente, realizou-se uma chuva de ideias para se decidir, democraticamente, como construir a árvore final.
Após recolha de embalagens suficientes, iniciou-se o trabalho com divisão de tarefas e elaboração dos adereços, montagem da estrutura com a colaboração do pessoal não docente.
Salienta-se o entusiasmo, interesse e motivação dos alunos ao longo de todo o processo e o envolvimento das famílias. Outro aspeto a destacar prende-se com as aprendizagens realizadas no âmbito da Educação Ambiental, Desenvolvimento sustentável e Cidadania, assim como as competências do PASEO adquiridas.