Trabalhos 2023/24
Escola Básica de Loureiro (Oliveira de Azeméis)
Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
Processo de construção da Árvore de Natal:
Símbolos FSC e Tetrapak:
Árvore de Natal no espaço escola:
Trabalho Final:
Memória descritiva:
Descrição da árvore amarelaA estrutura da árvore consistia em várias caixas, de diferentes dimensões, presas a um pau de madeira suspenso numa base dos guardas sois, de forma irregular, dando visão/ideia de embrulhos de Natal empenhados. Para a composição dos elementos decorativos desta árvore de natal de estrutura feita com as caixas de papel, a simbolizar embrulhos, os alunos conceberam vários adereços: um comboio e casas da aldeia colocados na base da árvore, fita e laço de embrulho, guirlanda de pais Natais e uma estrela no topo da árvore. Todos estes adereços foram feitos com pacotes de sumo da Compal. Utilizaram ainda como adereço ao longo da árvore, folhas amarelas das árvores, as bolas vermelhas do azevinho e paus de madeira existente no jardim da escola.
Memória Descritiva
Por convite do projeto Eco-Escolas da Escola Básica de Loureiro, os alunos do clube do Eco Escolas, maioritariamente o 2º ciclo, idealizaram e conceberam, uma Árvore Amarela, utilizando, entre outros materiais, pacotes de sumo Compal consumidos pelos alunos do 2.º e 3.º ciclos da escola básica de Loureiro.
Trabalharam neste projeto doze alunos desde o dia seis de Novembro até ao dia vinte de dezembro. Este desafio iniciou-se com a elaboração de um levantamento de ideias e pesquisa sobre possíveis árvores e materiais que poderiam ser utilizados. Seguiu-se, a seleção e ponderação da melhor ideia ou ideias para a referida árvore, tendo em conta vários aspetos como a reutilização de material e a disponibilidade de adquiri-lo sem custos, reaproveitando o que existia na escola e na casa dos alunos.
Seguiu-se um período de recolha de material e elaboração de um esquema para a distribuição e utilização dos vários materiais selecionados para a construção da árvore, bem como para a construção do comboio na base da árvore. Desde a recolha dos pacotes de sumo da Compal, folhas e paus existentes no receios/jardim da escola, entre outros, foi um processo de grande envolvimento de todos os alunos, em trabalho em equipa, com troca de ideias e sugestões de novos materiais, respeitando sempre as perspetivas e opiniões de todos de forma construtiva.
Por último procedeu-se à conceção da árvore e de todos os adereços que faziam parte dela, como o comboio, aldeia de casas, fita/laço de embrulho, guirlanda de pais Natais e estrela, todos estes feitos com pacotes da Compal. Optou-se por utilizar para a estrutura várias caixas usadas, de diferentes dimensões, presas a um pau de madeira suspenso numa base dos guardas sois, de forma irregular, dando a visão/ideia de embrulhos de Natal empenhados. Para a composição dos elementos decorativos desta árvore de natal de estrutura feita com as caixas de papel, a simbolizar embrulhos, os alunos optaram por pesquisar na Internet algumas ideias que foram surgindo e que foram várias vezes alteradas por outras novas ideias, sempre pensadas e ajustadas à sua exequibilidade. Foi um processo muito interessante e de grande envolvimento para os alunos ao tentarem imaginar como iriam executar e na seleção dos melhores materiais a usar. Com o princípio dos 3Rs, recorremos quase exclusivamente à reutilização de materiais usados para o design / estética, principalmente, pacotes de sumo Compal, rolhas das garrafas de plástico restos de lã, e muitos materiais naturais, existentes no jardim da escola, como paus, folhas, bolas de azevinho. Os alunos procuraram e selecionaram no jardim várias folhas, paus e recolheram as bolas vermelhas do azevinho. Na construção da guirlanda feita com pais Natais os alunos usaram triângulos cortados dos pacotes de sumo da Compal, decoradas com corda e restos de lã para o bigode, sendo o nariz do pai Natal as bolas vermelhas do azevinho. A estrela no cimo da árvore foi elaborada com o apoio da professora de Educação Visual, após os alunos lhe terem solicitado essa ajuda, tendo lhes ensinado a técnica de origami para a construção de estrelas em 3D com os pacotes de sumo da Compal. Depois de terem construído as casas da aldeia com os pacotes de sumo da Compal, selecionado várias folhas e paus, os alunos colaram as casas na base da árvore, as folhas e os paus nas caixas ao longo da árvore, foi um momento criativo e de partilha de ideias para a escolha na melhor disposição desses materiais. Numa das caixas, para reforçar a ideia de embrulho, os alunos realizaram uma fita e laço de embrulho feita com os pacotes do sumo da Compal. Salienta-se que o comboio feito a partir do pacotes de sumo da Compal e rolhas das garrafas de plástico que representavam as rodas do comboio. Para a sua construção das rodas os alunos usaram a lamparina para aquecer um prego de ferro que permitiu furar as rolhas de plástico de forma a colocar os eixos de ferro nas rodas. Com uma tesoura cortaram os vários pacotes de sumo para dar a forma da estrutura de um comboio.
A árvore e o comboio estiveram expostos na biblioteca da escola.
Salienta-se o enorme envolvimento, motivação, interesse dos alunos e qualidade do produto final que superaram em muito as expetativas aquando da adesão ao projeto. Foi uma árvore amarela muito elogiada pela comunidade, pelo que gerou nos alunos envolvidos na sua conceção e elaboração, um grande orgulho.
Escola Básica de Loureiro (Oliveira de Azeméis)
Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
Processo de construção da Árvore de Natal:
Símbolos FSC e Tetrapak:
Árvore de Natal no espaço escola:
Trabalho Final:
Memória descritiva:
Descrição da árvore amarelaA estrutura da árvore consistia em várias caixas, de diferentes dimensões, presas a um pau de madeira suspenso numa base dos guardas sois, de forma irregular, dando visão/ideia de embrulhos de Natal empenhados. Para a composição dos elementos decorativos desta árvore de natal de estrutura feita com as caixas de papel, a simbolizar embrulhos, os alunos conceberam vários adereços: um comboio e casas da aldeia colocados na base da árvore, fita e laço de embrulho, guirlanda de pais Natais e uma estrela no topo da árvore. Todos estes adereços foram feitos com pacotes de sumo da Compal. Utilizaram ainda como adereço ao longo da árvore, folhas amarelas das árvores, as bolas vermelhas do azevinho e paus de madeira existente no jardim da escola.
Memória Descritiva
Por convite do projeto Eco-Escolas da Escola Básica de Loureiro, os alunos do clube do Eco Escolas, maioritariamente o 2º ciclo, idealizaram e conceberam, uma Árvore Amarela, utilizando, entre outros materiais, pacotes de sumo Compal consumidos pelos alunos do 2.º e 3.º ciclos da escola básica de Loureiro.
Trabalharam neste projeto doze alunos desde o dia seis de Novembro até ao dia vinte de dezembro. Este desafio iniciou-se com a elaboração de um levantamento de ideias e pesquisa sobre possíveis árvores e materiais que poderiam ser utilizados. Seguiu-se, a seleção e ponderação da melhor ideia ou ideias para a referida árvore, tendo em conta vários aspetos como a reutilização de material e a disponibilidade de adquiri-lo sem custos, reaproveitando o que existia na escola e na casa dos alunos.
Seguiu-se um período de recolha de material e elaboração de um esquema para a distribuição e utilização dos vários materiais selecionados para a construção da árvore, bem como para a construção do comboio na base da árvore. Desde a recolha dos pacotes de sumo da Compal, folhas e paus existentes no receios/jardim da escola, entre outros, foi um processo de grande envolvimento de todos os alunos, em trabalho em equipa, com troca de ideias e sugestões de novos materiais, respeitando sempre as perspetivas e opiniões de todos de forma construtiva.
Por último procedeu-se à conceção da árvore e de todos os adereços que faziam parte dela, como o comboio, aldeia de casas, fita/laço de embrulho, guirlanda de pais Natais e estrela, todos estes feitos com pacotes da Compal. Optou-se por utilizar para a estrutura várias caixas usadas, de diferentes dimensões, presas a um pau de madeira suspenso numa base dos guardas sois, de forma irregular, dando a visão/ideia de embrulhos de Natal empenhados. Para a composição dos elementos decorativos desta árvore de natal de estrutura feita com as caixas de papel, a simbolizar embrulhos, os alunos optaram por pesquisar na Internet algumas ideias que foram surgindo e que foram várias vezes alteradas por outras novas ideias, sempre pensadas e ajustadas à sua exequibilidade. Foi um processo muito interessante e de grande envolvimento para os alunos ao tentarem imaginar como iriam executar e na seleção dos melhores materiais a usar. Com o princípio dos 3Rs, recorremos quase exclusivamente à reutilização de materiais usados para o design / estética, principalmente, pacotes de sumo Compal, rolhas das garrafas de plástico restos de lã, e muitos materiais naturais, existentes no jardim da escola, como paus, folhas, bolas de azevinho. Os alunos procuraram e selecionaram no jardim várias folhas, paus e recolheram as bolas vermelhas do azevinho. Na construção da guirlanda feita com pais Natais os alunos usaram triângulos cortados dos pacotes de sumo da Compal, decoradas com corda e restos de lã para o bigode, sendo o nariz do pai Natal as bolas vermelhas do azevinho. A estrela no cimo da árvore foi elaborada com o apoio da professora de Educação Visual, após os alunos lhe terem solicitado essa ajuda, tendo lhes ensinado a técnica de origami para a construção de estrelas em 3D com os pacotes de sumo da Compal. Depois de terem construído as casas da aldeia com os pacotes de sumo da Compal, selecionado várias folhas e paus, os alunos colaram as casas na base da árvore, as folhas e os paus nas caixas ao longo da árvore, foi um momento criativo e de partilha de ideias para a escolha na melhor disposição desses materiais. Numa das caixas, para reforçar a ideia de embrulho, os alunos realizaram uma fita e laço de embrulho feita com os pacotes do sumo da Compal. Salienta-se que o comboio feito a partir do pacotes de sumo da Compal e rolhas das garrafas de plástico que representavam as rodas do comboio. Para a sua construção das rodas os alunos usaram a lamparina para aquecer um prego de ferro que permitiu furar as rolhas de plástico de forma a colocar os eixos de ferro nas rodas. Com uma tesoura cortaram os vários pacotes de sumo para dar a forma da estrutura de um comboio.
A árvore e o comboio estiveram expostos na biblioteca da escola.
Salienta-se o enorme envolvimento, motivação, interesse dos alunos e qualidade do produto final que superaram em muito as expetativas aquando da adesão ao projeto. Foi uma árvore amarela muito elogiada pela comunidade, pelo que gerou nos alunos envolvidos na sua conceção e elaboração, um grande orgulho.