Trabalhos 2023
Escola Básica Nº 2 de Mealhada (Mealhada)
Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
Árvore de Natal no espaço escola:
Símbolos FSC e Tetrapak:
Pormenor da árvore:
Elaboração do trabalho (3 fotos):
Memória descritiva:
“Este ano a Árvore de Natal é AMARELA!”Memória Descritiva
A execução desta atividade foi desenvolvida nas disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica pela turma B, do quinto ano, do Agrupamento de escolas da Mealhada.
O desafio foi lançado pelas Coordenadoras do Programa Eco-Escolas e teve início com a sensibilização dos alunos, em Educação Tecnológica, para a necessidade da separação dos lixos, em particular das embalagens, através da visualização do vídeo: “Ciclo da vida das embalagens da Academia Ponto Verde”. Foram apresentadas as orientações a seguir para a execução do projeto e … “mãos à obra”!
Na disciplina de Educação Visual cada aluno realizou no seu caderno diário um desenho/esboço com a sua ideia/proposta. Selecionou-se a ideia mais original e exequível.
Os alunos começaram a recolher, na escola, embalagens de sumo Compal de 250 ml e alguns trouxeram de casa embalagens de 1 litro, previamente passadas por água e secas.
Nas aulas da disciplina de Educação Visual e inserido na abordagem do conteúdo Geometria, os alunos traçaram circunferências de vários raios, em papel amarelo. Depois de recortadas, foram dobradas a meio e coladas oito a oito de forma a construir “bolas tridimensionais”, como elemento decorativo para a árvore. Também no conteúdo geometria os alunos aprenderam a realizar a divisão da circunferência em seis partes iguais, o que permitiu que construíssem estrelas hexagonais em cartolina amarela, recortadas e depois de concluídas coladas em fio norte de maneira a resultarem em fios decorativos. Foi feita uma estrela de maiores dimensões para ser colocada no topo da árvore. Para completar a decoração foram também feitos sinos em papel amarelo.
.
Em seguida deu-se início ao processo de construção da estrutura da árvore: na base foram colados seis pacotes de sumo de 1 litro, a formar um hexágono. A partir daí foram-se colando as embalagens mais pequenas por camadas, diminuindo o número de embalagens em cada andar até se formar o topo.
Chegada a fase da decoração, colaram-se os fios com as estrelas, a estrela maior no topo da árvore, a sair das tampas das embalagens as bolas tridimensionais, de forma a taparem os espaços abertos que foram surgindo na colagem das embalagens e a finalizar colaram-se alguns sinos.
Materiais utilizados: 39 embalagens de sumo Compal de 330 ml, 6 embalagens de sumo Compal de 1 litro, tubos de cola quente, fio norte, lápis de grafite, cartolinas amarelas, papel de fotocópia amarelo.
Ferramentas utilizadas: régua, compasso, tesoura e pistola de cola quente.
E, por fim, a árvore ficou exposta na Biblioteca Escolar.
Escola Básica Nº 2 de Mealhada (Mealhada)
Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
Árvore de Natal no espaço escola:
Símbolos FSC e Tetrapak:
Pormenor da árvore:
Elaboração do trabalho (3 fotos):
Memória descritiva:
“Este ano a Árvore de Natal é AMARELA!”Memória Descritiva
A execução desta atividade foi desenvolvida nas disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica pela turma B, do quinto ano, do Agrupamento de escolas da Mealhada.
O desafio foi lançado pelas Coordenadoras do Programa Eco-Escolas e teve início com a sensibilização dos alunos, em Educação Tecnológica, para a necessidade da separação dos lixos, em particular das embalagens, através da visualização do vídeo: “Ciclo da vida das embalagens da Academia Ponto Verde”. Foram apresentadas as orientações a seguir para a execução do projeto e … “mãos à obra”!
Na disciplina de Educação Visual cada aluno realizou no seu caderno diário um desenho/esboço com a sua ideia/proposta. Selecionou-se a ideia mais original e exequível.
Os alunos começaram a recolher, na escola, embalagens de sumo Compal de 250 ml e alguns trouxeram de casa embalagens de 1 litro, previamente passadas por água e secas.
Nas aulas da disciplina de Educação Visual e inserido na abordagem do conteúdo Geometria, os alunos traçaram circunferências de vários raios, em papel amarelo. Depois de recortadas, foram dobradas a meio e coladas oito a oito de forma a construir “bolas tridimensionais”, como elemento decorativo para a árvore. Também no conteúdo geometria os alunos aprenderam a realizar a divisão da circunferência em seis partes iguais, o que permitiu que construíssem estrelas hexagonais em cartolina amarela, recortadas e depois de concluídas coladas em fio norte de maneira a resultarem em fios decorativos. Foi feita uma estrela de maiores dimensões para ser colocada no topo da árvore. Para completar a decoração foram também feitos sinos em papel amarelo.
.
Em seguida deu-se início ao processo de construção da estrutura da árvore: na base foram colados seis pacotes de sumo de 1 litro, a formar um hexágono. A partir daí foram-se colando as embalagens mais pequenas por camadas, diminuindo o número de embalagens em cada andar até se formar o topo.
Chegada a fase da decoração, colaram-se os fios com as estrelas, a estrela maior no topo da árvore, a sair das tampas das embalagens as bolas tridimensionais, de forma a taparem os espaços abertos que foram surgindo na colagem das embalagens e a finalizar colaram-se alguns sinos.
Materiais utilizados: 39 embalagens de sumo Compal de 330 ml, 6 embalagens de sumo Compal de 1 litro, tubos de cola quente, fio norte, lápis de grafite, cartolinas amarelas, papel de fotocópia amarelo.
Ferramentas utilizadas: régua, compasso, tesoura e pistola de cola quente.
E, por fim, a árvore ficou exposta na Biblioteca Escolar.