Trabalhos 2023
Escola Básica 2/3 de Dairas - Vale de Cambra (Vale de Cambra)
Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
Árvore de Natal no espaço escola:
Símbolos FSC e Tetrapak:
Pormenor da árvore:
Elaboração do trabalho (3 fotos):
Memória descritiva:
Na disciplina de “Arte e Comunicação”, os alunos do 7º ano de escolaridade foram desafiados a serem eles os responsáveis por enfeitar um dos espaços escolares, criando decorações com embalagens da Compal, aderindo desta forma à proposta “ Este Natal a árvore é amarela”.Assim, uma das árvores de Natal da Escola foi decorada com enfeites criados por estes alunos do 7º ano tendo por base a (re)utilização das embalagens da Compal consumidas pelos alunos na escola e em casa.
A estrutura da árvore utilizada para colocar os enfeites foi criada sob a orientação do professor de Educação Tecnológica, (re)utilizando ripas de madeira, sendo a maior parte delas reaproveitadas de embalagens de transporte de fruta. Assim, a árvore criada em forma triangular, serviu para suportar os enfeites criados e será, provavelmente, utilizada para outras exposições. Esta tem cerca de 2,10 metros de altura e 1,20 metros de largura.
Os alunos iniciaram esta tarefa seguindo uma metodologia de projeto, o que implicou, numa fase inicial, a pesquisa, na web, de possíveis decorações de Natal. Passaram depois para o papel o desenho do enfeite que pretendiam concretizar, elencando o material necessário. Na semana seguinte, colocaram mãos à obra, utilizando as embalagens que recolheram durante a semana. Para a recolha de embalagens vazias na escola, foi colocado um recipiente com um cartaz a apelar para a sua separação/recolha, quer no bar de alunos, quer no recinto de convívio.
Como resultado final para a decoração da árvore, foram criadas estrelas, pendentes de gelo, flores, bolas e miniaturas de árvores de Natal. Nestas decorações, os alunos recorreram a medições, traçados, dobragens, recortes, colagens e, nalguns casos, também a pinturas.
No entanto, alguns dos alunos, entusiasmados com o desafio, criaram outros enfeites natalícios complementares à decoração da árvore, tais como: bonecos representando o Pai Natal, enfeites de mesa, conjunto de velas natalícias, bonecos de neve, um trenó de neve transportando os coristas dos cânticos de Natal ( bonecos de cortiça).
A exposição desta árvore de Natal no espaço escolar é, certamente, um forte contributo quer para salientar a importância da reciclagem de materiais em fim de vida quer para a educação de comportamentos mais ecológicos e de proteção do ambiente.