Trabalhos 2023
Escola Pátio da Inês (Marinha Grande)
Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo
Árvore de Natal no espaço escola:
Símbolos FSC e Tetrapak:
Pormenor da árvore:
Elaboração do trabalho (3 fotos):
Memória descritiva:
Para a recolha de embalagens da Compal e de forma a envolver a participação das famílias e da comunidade neste projeto, foi enviado um comunicado no dia 15 de novembro, através da plataforma ChildDiary, a solicitar essas embalagens. Neste comunicado foram incorporados alguns objetivos das ODS, mais especificamente “Combate às alterações climáticas”, “Vida sobre a Terra”, “Educação de Qualidade” e “Consumo e produção responsável”.Entre as famílias de todas as valências da nossa instituição (Creche, Pré-Escolar e 1.º CEB), foram recolhidas cerca de 220 embalagens, entre embalagens de sumos de 200 ml e de 1 L.
O primeiro passo foi criar um momento de partilha de ideias, entre os alunos, sobre como criar uma arvore de Natal amarela, com as embalagens recolhidas. Este momento tinha como objetivo planificar a construção da árvore, utilizando materiais naturais ou que a escola disponha.
Com este momento, foi possível ouvir as crianças e chegar-se a um consenso, unindo várias ideias. A primeira ideia era a árvore ficar na rua, para que podes, incluindo as famílias, pudessem ver. Depois decidiu-se pintar todas as embalagens com guache amarelo, juntamente com cola branca, de forma a criar uma maior resistência à tinta, vista que esta iria estar em contacto com as variações, por ficar na rua. Optou-se por escolher um fio de sisal, por ser o que existia na escola em maior quantidade. Escolheu-se também um outro objeto, para além das embalagens para ser utilizado, pinhas. Estas foram apanhadas pelas crianças, nas horas de almoço, num pinhal perto da escola. A ideia final, com todos os objetos predefinidos, seria fazer utilizar o fio para fazer vários conjuntos de enfiamos, com os dois tipos de embalagens e as pinhas. Com os vários fios, estes seriam dispostos em torno de um pau, com um camarão no topo, para que se conseguisse prender o fio e no chão seriam utilizadas estacas para segurar e esticar os fios, estes seriam dispostos em círculo. Para terminar a estrela seria feita com a parte de dentro das embalagens, para ter uma cor diferente.
As crianças procederam então à pintura das embalagens, onde todas participaram proativamente. Depois das embalagens secas, foram feitos foros na parte de baixo, com um pau de espetada, havendo aqui a supervisão mais atenta do adulto, foram retiradas as tampas, que serão aproveitadas para outros trabalhos. Depois de todas as embalagens furadas, as crianças procederam aos enfiamentos utilizando o fio de sisal. Este momento foi bastante enriquecedor, na medida em que as crianças tiveram de testar as suas capacidades de concentração, atenção, paciência e de motricidade fina. Com cerca de 15 fios preenchidos foi então montada a árvore no jardim da escola, para que todas a conseguissem ver. Foi colocado um pau com cerca de 2,5 metros, onde no seu topo existia um camarão para possibilitar prender todos os fios. Este foram esticados e presos no chão com estacas do campismo. No topo da nossa árvore está então uma estrela, para a sua construção foi aberta uma embalagem de sumo de 1 L, foi desenhada uma estrela e de seguida esta foi recortada. A estrela foi presa à árvore com arame.
A nossa árvore foi montada no dia 7 de dezembro pelas nossas crianças, com o auxílio dos adultos, no transporte dos fios, na utilização do escadote e do martelo. E irá permanecer no nosso jardim até ao dia 9 de janeiro de 2023.