Trabalhos 2023

Escola EB/S de Rebordosa (Paredes)

Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)

Árvore de Natal no espaço escola:

Árvore finalizada, colocada na secretaria. A escolha do local foi pela sua grande visibilidade, alunos, EE e professores entram diariamente e podiam apreciar o trabalho, sem ser estragado pelo mau tempo que se fez sentir.

Símbolos FSC e Tetrapak:

Neste adereço encontramos todos os símbolos requeridos: FSC; Compal; Tetra PAK e em grande nº.

Pormenor da árvore:

Nesta imagem nota-se que predomina o amarelo na árvore, seja nas fitas, seja em todos os adereços.

Elaboração do trabalho (3 fotos):

Aqui vemos alunos, recortando embalagens, recortando e colando os símbolos. SEgundo aqui diz podia e queria anexar 3 fotos mas não consigo. Vou enviar para email eco-escolas.

Memória descritiva:

PASSATEMPO “ESTE ANO, A ÁRVORE DE NATAL É AMARELA!”
Esta atividade, promovida pela Compal e pela Tetra Pak, visa chamar a atenção dos jovens para a importância da reciclagem e proteção do ambiente.
As exigências para a elaboração deste trabalho foram as seguintes:
● A Árvore de Natal a concurso ser construída predominantemente com embalagens da Tetra Pak da Marca Compal.
● Podiam ser utilizados materiais complementares como colas, tintas, cordéis, arame ou outros
(preferencialmente reutilizados).
● Deviam aparecer em destaque a utilização de embalagens da Tetra Pak da marca Compal e do símbolo FSC.
● Os trabalhos deviam ser predominantemente de cor amarela.
Metodologia e intervenientes
A equipa restrita Eco-escolas lançou o desafio que foi aceite por vários professores de matemática do 2º ciclo; CN e de EV e ET do 3º ciclo.
Os alunos começaram por recolher, na escola e em casa, embalagens de Compal, seguiu-se o corte, lavagem e secagem das mesmas. Depois foram recortados os símbolos, FSC e da marca Compal, que se guardaram em caixas no armário do Eco-Escolas. De casa, os alunos trouxeram materiais reciclados que os ajudassem a realizar os seus trabalhos. Sempre que os alunos tinham tempos livres ou terminavam as suas tarefas em EV, E e outas disciplinas envolvidas, planeavam e executavam os seus adereços para a árvore.
Atendendo a que o AEV tem regime de avaliação semestral, durante a pausa letiva de 3 dias para se proceder à avaliação intercalar, os alunos aproveitaram para trabalhar na atividade com colegas, amigos, vizinhos ou mesmo familiares.
Deste modo os trabalhos foram realizados individualmente, em grupo, ou contou com a colaboração dos encarregados de educação. No final, todos foram expostos na árvore que se montou na secretaria da escola, por ser um lugar abrigado do mau tempo mas também com muita visibilidade.
Materiais utilizados
● Embalagens Tetra Pak da Marca Compal grande e pequena, predominantemente da cor amarela;
● Tiras de tecido amarelo;
● Fitas de seda;
● Esferovite;
● Cartão;
● Papéis coloridos usados;
● Rolhas de cortiça usada;
● Tampinhas de plástico;
● Restos de madeira;
● Pinhas;
● Folhas de papel amarelo usado;
● Fita de renda;
● Cartolina amarela;
● Fitas de cetim amarela;
● Cola;
● Lápis, esferográfica, régua, borracha e tesouras.
Processo de Construção do Trabalho:
● Em primeiro lugar, as embalagens Tetra Pak e da Marca Compal foram devidamente preparadas (abertas, lavadas e secas);
● Todo o material selecionado foi colocado na mesa de trabalho de forma organizada para ser mais fácil a sua execução;
● Os moldes foram desenhados e recortados no verso de folhas de papel usado;
● O passo seguinte foi efetuar os moldes nos respetivos materiais e recortá-los;
● A partir deste momento, fez-se a colagem de todos os tipos de materiais.
● De salientar, que todo o material usado foi reaproveitado,quer da escola quer de casa.
Considerações finais do trabalho
Os alunos adoraram fazer este trabalho, porque, mais uma vez, se divertiram imenso não só com os colegas, mas também com os pais, ajudando, assim, a reforçar os laços familiares. É sempre bom estar perto de alguém de quem se gosta muito e perceber que os pais gostam de se envolver em atividades escolares.
Na elaboração deste tipo de trabalhos, os alunos articularam com as disciplinas de Matemática, CN, EMRC, EV e ET (origamis) e o programa Eco-Escolas, relembrando, ainda, conhecimentos e técnicas adquiridas em EV e ET.
Sendo o objetivo principal deste trabalho, não poderíamos ter deixado de refletir, em CN e Cidadania e Desenvolvimento, na aplicação da regra dos 3R’s, ou seja, Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Neste sentido, de modo a evitar a produção de mais lixo, os alunos usaram a sua criatividade e aproveitaram materiais cujo destino seria o contentor do lixo.

INICIATIVA

stamp_rgb_pt_small 

COORDENAÇÃO
stamp_rgb_pt_small