Trabalhos 2023
Escola Secundária Ferreira de Castro (Oliveira de Azeméis)
Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo
Árvore de Natal no espaço escola:
Símbolos FSC e Tetrapak:
Pormenor da árvore:
Elaboração do trabalho (3 fotos):
Memória descritiva:
Trabalho realizado pelos alunos (do 1º ao 4º ano de escolaridade), pessoal docente e não docente da Escola EB1 Santo António, Selores (Ossela), Escola Secundária Ferreira de Castro - Oliveira de Azeméis“Este ano, a árvore de Natal é amarela!”
No âmbito do programa Eco- Escolas, foi-nos proposta a realização de uma árvore de Natal com a utilização de embalagens da Tetrapak da marca Compal.
O excesso de resíduos no nosso planeta devido, em parte, à não separação de lixos e à não reutilização de materiais, é um dos maiores problemas ambientais da nossa sociedade.
Com a participação neste concurso, tivemos como objetivo consciencializar a comunidade escolar para a importância da gestão sustentável dos resíduos produzidos, a sua separação e reutilização. É urgente modificar o comportamento de todos os alunos relativamente à valorização do resíduo e da economia circular.
Para a concretização deste trabalho, foram utilizados os seguintes materiais: embalagens vazias de sumo da Marca Compal, tampa da Compal, material escolar (cola, tesoura, lápis, etc.), palete de madeira e sobras de papéis crepe/celofane/eva.
Relativamente à metodologia, o primeiro passo consistiu em alertar os alunos para os problemas de poluição do nosso planeta. Foi-lhes solicitado que separassem do lixo doméstico e trouxessem de casa embalagens vazias de sumo da marca Compal para que as mesmas pudessem ser reutilizadas. Estas foram posteriormente higienizadas. De seguida, os alunos recortaram triângulos. Estes foram dispostos em formato de árvore e colados em papel celofane. Foram feitas algumas decorações com sobras de papel crepe e eva. Por último, a árvore foi afixada numa palete inutilizada existente na escola. À medida que os trabalhos foram realizados, foi efetuado o respetivo registo fotográfico.
Os intervenientes foram muito participativos, a atividade revelou-se muito interessante e os objetivos propostos foram atingidos.
Escola Secundária Ferreira de Castro (Oliveira de Azeméis)
Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo
Árvore de Natal no espaço escola:
Símbolos FSC e Tetrapak:
Pormenor da árvore:
Elaboração do trabalho (3 fotos):
Memória descritiva:
Trabalho realizado pelos alunos (do 1º ao 4º ano de escolaridade), pessoal docente e não docente da Escola EB1 Santo António, Selores (Ossela), Escola Secundária Ferreira de Castro - Oliveira de Azeméis“Este ano, a árvore de Natal é amarela!”
No âmbito do programa Eco- Escolas, foi-nos proposta a realização de uma árvore de Natal com a utilização de embalagens da Tetrapak da marca Compal.
O excesso de resíduos no nosso planeta devido, em parte, à não separação de lixos e à não reutilização de materiais, é um dos maiores problemas ambientais da nossa sociedade.
Com a participação neste concurso, tivemos como objetivo consciencializar a comunidade escolar para a importância da gestão sustentável dos resíduos produzidos, a sua separação e reutilização. É urgente modificar o comportamento de todos os alunos relativamente à valorização do resíduo e da economia circular.
Para a concretização deste trabalho, foram utilizados os seguintes materiais: embalagens vazias de sumo da Marca Compal, tampa da Compal, material escolar (cola, tesoura, lápis, etc.), palete de madeira e sobras de papéis crepe/celofane/eva.
Relativamente à metodologia, o primeiro passo consistiu em alertar os alunos para os problemas de poluição do nosso planeta. Foi-lhes solicitado que separassem do lixo doméstico e trouxessem de casa embalagens vazias de sumo da marca Compal para que as mesmas pudessem ser reutilizadas. Estas foram posteriormente higienizadas. De seguida, os alunos recortaram triângulos. Estes foram dispostos em formato de árvore e colados em papel celofane. Foram feitas algumas decorações com sobras de papel crepe e eva. Por último, a árvore foi afixada numa palete inutilizada existente na escola. À medida que os trabalhos foram realizados, foi efetuado o respetivo registo fotográfico.
Os intervenientes foram muito participativos, a atividade revelou-se muito interessante e os objetivos propostos foram atingidos.