Trabalhos 2023
Escola Básica de Aver-o-Mar (Póvoa de Varzim)
Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo
Árvore de Natal no espaço escola:
Símbolos FSC e Tetrapak:
Pormenor da árvore:
Elaboração do trabalho (3 fotos):
Memória descritiva:
A construção da árvore envolveu um processo de planificação a partir do momento em que todos concordamos participar neste desafio. Envolveu pesquisa na internet, envolvemos a família no sentido de nos ajudar na concretização da atividade. Em grande grupo e na hora do acolhimento todos davam a sua opinião fruto das suas descobertas. Como trabalhamos muito com a reutilização de materiais, resolvemos usar ramos de árvores que encontramos no chão no recreio da nossa escola. Trouxemos os ramos para a sala e começamos a delinear a árvore com alguns conceitos matemáticos que conhecíamos: sentido crescente e decrescente, as formas geométricas, o triângulo, contagem, quantos ramos iriamos colocar, mais/ menos, comprido /curto, muito/pouco, etc. as crianças, mais velhas, uniram os ramos com fio norte dando-lhe a forma pretendida, a do pinheiro de natal. Depois da árvore pronta era preciso revestir os ramos de amarelo, requisito do desafio, mais uma vez o grupo foi desafiado como o vamos fazer? Fomos à área da reciclagem ver se haveria algum material que pudéssemos utilizar. Encontramos uma fitas de Festão (as crianças fizeram paralelismo com as fitas de natal), que tinham sidos usadas nuns arcos para uma coreografia dos santos populares. As fitas eram de várias cores, mas retiramos as amarelas e com elas revestimos os ramos da nossa árvore. Nesta fase também foram utilizados vários conceitos matemáticos como medição e depois cortar e revestir os ramos. Depois passamos á fase da decoração e mais uma vez as crianças foram envolvidas neste processo, como um dos requisitos era utilizar as embalagens da Compal, envolvemos também as famílias no sentido de enviarem embalagens da marca para a escola e com elas, fizemos casinhas com pinheiros no” quintal”, porque numa das pesquisas algumas crianças acharam piada a uma imagem com casinhas e resolvemos seguir essa ideia. Aproveitamos a forma da embalagem e como as crianças disseram já parecia uma casa, era só recortar portas e janelas. Com a técnica da picotagem as crianças mais pequenas picotaram, as crianças mais velhas recortaram elementos de natal como estrelas, renas e pinheiros que serviram para compor o cenário. Uma das crianças sugeriu fazemos uma lanterna porque a mãe tinha colocado na decoração de casa e então todos juntos demos ideias de como fazer uma lanterna com embalagem da Compal e resultou. Outra questão que também envolveu o grupo era o sítio onde iriamos colocar a árvore de natal amarela, depois de muitas opiniões e sugestões o grupo concordou que ficaria melhor numa parede ao lado da nossa sala.Intervenientes: grupo de 20 crianças do pré-escolar do jardim de infância de Aldeia
Aguçadoura, Agrupamento de Escolas de Averomar
Escola Básica de Aver-o-Mar (Póvoa de Varzim)
Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo
Árvore de Natal no espaço escola:
Símbolos FSC e Tetrapak:
Pormenor da árvore:
Elaboração do trabalho (3 fotos):
Memória descritiva:
A construção da árvore envolveu um processo de planificação a partir do momento em que todos concordamos participar neste desafio. Envolveu pesquisa na internet, envolvemos a família no sentido de nos ajudar na concretização da atividade. Em grande grupo e na hora do acolhimento todos davam a sua opinião fruto das suas descobertas. Como trabalhamos muito com a reutilização de materiais, resolvemos usar ramos de árvores que encontramos no chão no recreio da nossa escola. Trouxemos os ramos para a sala e começamos a delinear a árvore com alguns conceitos matemáticos que conhecíamos: sentido crescente e decrescente, as formas geométricas, o triângulo, contagem, quantos ramos iriamos colocar, mais/ menos, comprido /curto, muito/pouco, etc. as crianças, mais velhas, uniram os ramos com fio norte dando-lhe a forma pretendida, a do pinheiro de natal. Depois da árvore pronta era preciso revestir os ramos de amarelo, requisito do desafio, mais uma vez o grupo foi desafiado como o vamos fazer? Fomos à área da reciclagem ver se haveria algum material que pudéssemos utilizar. Encontramos uma fitas de Festão (as crianças fizeram paralelismo com as fitas de natal), que tinham sidos usadas nuns arcos para uma coreografia dos santos populares. As fitas eram de várias cores, mas retiramos as amarelas e com elas revestimos os ramos da nossa árvore. Nesta fase também foram utilizados vários conceitos matemáticos como medição e depois cortar e revestir os ramos. Depois passamos á fase da decoração e mais uma vez as crianças foram envolvidas neste processo, como um dos requisitos era utilizar as embalagens da Compal, envolvemos também as famílias no sentido de enviarem embalagens da marca para a escola e com elas, fizemos casinhas com pinheiros no” quintal”, porque numa das pesquisas algumas crianças acharam piada a uma imagem com casinhas e resolvemos seguir essa ideia. Aproveitamos a forma da embalagem e como as crianças disseram já parecia uma casa, era só recortar portas e janelas. Com a técnica da picotagem as crianças mais pequenas picotaram, as crianças mais velhas recortaram elementos de natal como estrelas, renas e pinheiros que serviram para compor o cenário. Uma das crianças sugeriu fazemos uma lanterna porque a mãe tinha colocado na decoração de casa e então todos juntos demos ideias de como fazer uma lanterna com embalagem da Compal e resultou. Outra questão que também envolveu o grupo era o sítio onde iriamos colocar a árvore de natal amarela, depois de muitas opiniões e sugestões o grupo concordou que ficaria melhor numa parede ao lado da nossa sala.Intervenientes: grupo de 20 crianças do pré-escolar do jardim de infância de Aldeia
Aguçadoura, Agrupamento de Escolas de Averomar