Trabalhos 2023
Escola EB 2,3 de Gualtar (Braga)
Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
Árvore de Natal no espaço escola:
Símbolos FSC e Tetrapak:
Pormenor da árvore:
Elaboração do trabalho (3 fotos):
Memória descritiva:
Memória Descritiva:“ Este ano, a árvore de Natal é Amarela!”Modo de execução: O desafio lançado, “ As árvore de Natal a concurso deverão ser construídas predominantemente com embalagens da TETRA Pack da Marca Compal. A ter em conta, que o trabalho dever ter como cor predominante a cor Amarela.”
O concurso apresentado vem ao encontro à época festiva que vamos comemorar, época de azáfama na construção de elementos decorativos alusivos ao Natal, existindo um grande envolvimento de todos os alunos da escola.
Solicitou-se aos alunos que pensassem na estrutura de uma árvore, assim como os elementos decorativos a utilizar.
Foram sugeridas várias formas relacionadas com os elementos natalícios: pai natal, anjo, estrela, boneco da bolacha, reis magos, boneco de neve e o coração como símbolo do amor e afeto tão importante nesta quadra.
Na aula de Educação Tecnológica, abordamos o tema, “Reciclagem e Redução do Impacto Ambiental”. Falamos das questões ambientais, das preocupações atuais em relação ao planeta, a urgência em mudar comportamentos para a construção de um “Planeta mais limpo”. Sensibilizamos para a importância da separação dos resíduos. Estudamos a “chave” da redução do impacto ambiental «3R». Analisamos as embalagens da tetra PAK e o significado do selo FSC, e de, como devemos proceder para a colocação correta dos resíduos no ecoponto.
Sensibilizou-se para a importância da separação dos resíduos, sua reutilização e reciclagem.
Materiais: Embalagens de TETRA PAK/ da Compal; caixas de cartão, tinta acrílica, cola de madeira e UHU, fios de lã amarela, compasso, régua, agulha, madeira, cortadores de bolachas, tesouras, pregos e martelo.
Recorremos aos cortadores de bolachas para fazermos as formas.
Para a elaboração do projeto: papel cavalinho A4, régua, compasso, marcador de ponta fina preto, lápis de aguarela, pincéis.
1. Passou-se ao projeto: Foi sugerido a cada aluno que fizesse uma árvore de Natal numa folha de papel cavalinho A4, recorrendo à construção do triângulo isósceles. A árvore deveria ser composta por 5 triângulos com dimensões diferentes e sobrepostos. Seria decorada com os elementos escolhidos (formas natalícias).
2.Processo de construção: Desmontamos os caixotes de cartão. Abrimos os pacotes de tetra pack, retiramos a parte metalizada.
Recorrendo ao compasso do quadro, desenhamos cinco triângulos isósceles de dimensões diferentes, e cortamos. Com o compasso no vértice do triângulo, na parte superior desenhamos em todas as formas um arco de circunferência, onde colamos tetra pack; nesse arco traçamos várias semicircunferências e pintamos com tinta amarela; fizemos à volta um ponto de recorte, no centro desenhamos um coração e vazamos a forma.
3. Para a decoração da árvore: utilizamos os cortadores de bolachas e desenhamos as formas na tetra pack e na parte metalizada, recortamos. Com a tinta acrílica caracterizamos os elementos decorativos.
Desenhamos um conjunto de pequenos corações na parte metalizada, recortamos, bordamos alguns elementos decorativos, unimos com ponto de recorte e enchemos com papel para dar volume.
Com as embalagens da Compal pequenas fizemos um conjunto de sacos, colocamos um ponto de recorte na parte superior e as respetivas pegas. Dentro colocamos alguns dos elementos decorativos.
4. Montagem da árvore: Recorremos a uma trave de madeira com aproximadamente 1,50x20cm, e organizamos os triângulos por ordem crescente, pregamos. Colamos de forma ordenada as formas decorativas, prendemos os corações com fio de lã nas formas vazadas.
Colocamos a árvore num suporte de madeira e ao lado colocamos uma casa construída com materiais reutilizáveis.
Expusemos na entrada (interior) da escola juntamente com a decoração de Natal pensada para o efeito.
O trabalho foi realizado por um grupo de alunos do 6º E, 5ºG e D (Agrupamento de Escolas Carlos Amarante); Escola Básica de Gualtar – Braga, no âmbito da Disciplina de Educação Tecnológica; Educação Visual e Projeto Eco Escolas.
Escola EB 2,3 de Gualtar (Braga)
Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
Árvore de Natal no espaço escola:
Símbolos FSC e Tetrapak:
Pormenor da árvore:
Elaboração do trabalho (3 fotos):
Memória descritiva:
Memória Descritiva:“ Este ano, a árvore de Natal é Amarela!”Modo de execução: O desafio lançado, “ As árvore de Natal a concurso deverão ser construídas predominantemente com embalagens da TETRA Pack da Marca Compal. A ter em conta, que o trabalho dever ter como cor predominante a cor Amarela.”
O concurso apresentado vem ao encontro à época festiva que vamos comemorar, época de azáfama na construção de elementos decorativos alusivos ao Natal, existindo um grande envolvimento de todos os alunos da escola.
Solicitou-se aos alunos que pensassem na estrutura de uma árvore, assim como os elementos decorativos a utilizar.
Foram sugeridas várias formas relacionadas com os elementos natalícios: pai natal, anjo, estrela, boneco da bolacha, reis magos, boneco de neve e o coração como símbolo do amor e afeto tão importante nesta quadra.
Na aula de Educação Tecnológica, abordamos o tema, “Reciclagem e Redução do Impacto Ambiental”. Falamos das questões ambientais, das preocupações atuais em relação ao planeta, a urgência em mudar comportamentos para a construção de um “Planeta mais limpo”. Sensibilizamos para a importância da separação dos resíduos. Estudamos a “chave” da redução do impacto ambiental «3R». Analisamos as embalagens da tetra PAK e o significado do selo FSC, e de, como devemos proceder para a colocação correta dos resíduos no ecoponto.
Sensibilizou-se para a importância da separação dos resíduos, sua reutilização e reciclagem.
Materiais: Embalagens de TETRA PAK/ da Compal; caixas de cartão, tinta acrílica, cola de madeira e UHU, fios de lã amarela, compasso, régua, agulha, madeira, cortadores de bolachas, tesouras, pregos e martelo.
Recorremos aos cortadores de bolachas para fazermos as formas.
Para a elaboração do projeto: papel cavalinho A4, régua, compasso, marcador de ponta fina preto, lápis de aguarela, pincéis.
1. Passou-se ao projeto: Foi sugerido a cada aluno que fizesse uma árvore de Natal numa folha de papel cavalinho A4, recorrendo à construção do triângulo isósceles. A árvore deveria ser composta por 5 triângulos com dimensões diferentes e sobrepostos. Seria decorada com os elementos escolhidos (formas natalícias).
2.Processo de construção: Desmontamos os caixotes de cartão. Abrimos os pacotes de tetra pack, retiramos a parte metalizada.
Recorrendo ao compasso do quadro, desenhamos cinco triângulos isósceles de dimensões diferentes, e cortamos. Com o compasso no vértice do triângulo, na parte superior desenhamos em todas as formas um arco de circunferência, onde colamos tetra pack; nesse arco traçamos várias semicircunferências e pintamos com tinta amarela; fizemos à volta um ponto de recorte, no centro desenhamos um coração e vazamos a forma.
3. Para a decoração da árvore: utilizamos os cortadores de bolachas e desenhamos as formas na tetra pack e na parte metalizada, recortamos. Com a tinta acrílica caracterizamos os elementos decorativos.
Desenhamos um conjunto de pequenos corações na parte metalizada, recortamos, bordamos alguns elementos decorativos, unimos com ponto de recorte e enchemos com papel para dar volume.
Com as embalagens da Compal pequenas fizemos um conjunto de sacos, colocamos um ponto de recorte na parte superior e as respetivas pegas. Dentro colocamos alguns dos elementos decorativos.
4. Montagem da árvore: Recorremos a uma trave de madeira com aproximadamente 1,50x20cm, e organizamos os triângulos por ordem crescente, pregamos. Colamos de forma ordenada as formas decorativas, prendemos os corações com fio de lã nas formas vazadas.
Colocamos a árvore num suporte de madeira e ao lado colocamos uma casa construída com materiais reutilizáveis.
Expusemos na entrada (interior) da escola juntamente com a decoração de Natal pensada para o efeito.
O trabalho foi realizado por um grupo de alunos do 6º E, 5ºG e D (Agrupamento de Escolas Carlos Amarante); Escola Básica de Gualtar – Braga, no âmbito da Disciplina de Educação Tecnológica; Educação Visual e Projeto Eco Escolas.