Trabalhos 2023
Escola EB 2,3 de Moura (Moura)
Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
Árvore de Natal no espaço escola:
Símbolos FSC e Tetrapak:
Pormenor da árvore:
Elaboração do trabalho (3 fotos):
Memória descritiva:
MEMÓRIA DESCRITIVAEste ano a árvore de Natal é amarela
Esta atividade é promovida pela Tetra Pak e pela Compal (marca da SUMOL+COMPAL) em parceria com o Programa Eco-Escolas da Associação Bandeira Azul da Europa e tem como objetivo principal chamar a atenção dos alunos para a importância da reciclagem e proteção do ambiente.
Nome da escola: Agrupamento de Escolas de Moura- Escola Básica de Moura (2,3)
Nº de alunos envolvidos: 4 alunos do clube de artes (5º, 6º e 7ºanos)
Grau de ensino: Escalão 2
Síntese do processo de elaboração de trabalho
A participação neste concurso com a construção de uma árvore de Natal foi sugerida aos alunos do Clube de Artes desta Escola que articula na maioria das atividades com o programa eco-escolas, porque a professora coordenadora lidera o Clube de Artes e o Projeto Eco-escolas.
Numa fase inicial foi dialogada com os alunos do Clube de Artes a importância do Projeto Eco-Escolas e a importância das nossas atitudes numa tentativa de preservar o Ambiente. Após esta sensibilização foi dado a conhecer este desafio da Compal/Tetra Pak e o regulamento do concurso.
De imediato começaram a surgir ideias e optámos pela mais criativa: foi proposta a realização de uma árvore de natal invertida,
Uma vez que a cor proposta também não é a mais convencional. Após algumas conversas e esboços, surgiu o projeto perfeito: Uma árvore invertida e amarela mas que seja leve em termos visuais, tal como um lustre de cristal suspenso do teto.
Aqueles alunos abraçaram o projeto e a sua concretização. Em seguida estipularam as várias fases do projeto:
1. Angariação de embalagens Compal vazias para posteriormente serem lavadas e abertas;
2. Recorte dos elementos mais importantes das embalagens;
3. Desenho e recorte da estrutura em cartolina;
4. Reforço da estrutura de cartolina com arame (reutilização);
5. Estudo e colagem dos vários elementos para criar várias texturas visuais;
6. Montagem dos vários anéis por forma a criar espaços vazios entre eles usando restos de fios metalizados que haviam servido noutras atividades.
7. Montagem do cone e da estrela de Natal com arame também reutilizado.
Na verdade, os alunos depois de concretizada a suspensão da árvore concordaram que além de bela e original até apresentava semelhanças com um fruto, laranja descascada, que até é um dos frutos que dá origem aos sumos Compal.
Pensamos que conseguimos atingir os nossos objetivos e ir de encontro aos critérios de avaliação dos trabalhos a concurso.
A Coordenadora do Eco-Escolas e do Clube de Artes
Professora Lília Fernandes
13 janeiro /2023
Escola EB 2,3 de Moura (Moura)
Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
Árvore de Natal no espaço escola:
Símbolos FSC e Tetrapak:
Pormenor da árvore:
Elaboração do trabalho (3 fotos):
Memória descritiva:
MEMÓRIA DESCRITIVAEste ano a árvore de Natal é amarela
Esta atividade é promovida pela Tetra Pak e pela Compal (marca da SUMOL+COMPAL) em parceria com o Programa Eco-Escolas da Associação Bandeira Azul da Europa e tem como objetivo principal chamar a atenção dos alunos para a importância da reciclagem e proteção do ambiente.
Nome da escola: Agrupamento de Escolas de Moura- Escola Básica de Moura (2,3)
Nº de alunos envolvidos: 4 alunos do clube de artes (5º, 6º e 7ºanos)
Grau de ensino: Escalão 2
Síntese do processo de elaboração de trabalho
A participação neste concurso com a construção de uma árvore de Natal foi sugerida aos alunos do Clube de Artes desta Escola que articula na maioria das atividades com o programa eco-escolas, porque a professora coordenadora lidera o Clube de Artes e o Projeto Eco-escolas.
Numa fase inicial foi dialogada com os alunos do Clube de Artes a importância do Projeto Eco-Escolas e a importância das nossas atitudes numa tentativa de preservar o Ambiente. Após esta sensibilização foi dado a conhecer este desafio da Compal/Tetra Pak e o regulamento do concurso.
De imediato começaram a surgir ideias e optámos pela mais criativa: foi proposta a realização de uma árvore de natal invertida,
Uma vez que a cor proposta também não é a mais convencional. Após algumas conversas e esboços, surgiu o projeto perfeito: Uma árvore invertida e amarela mas que seja leve em termos visuais, tal como um lustre de cristal suspenso do teto.
Aqueles alunos abraçaram o projeto e a sua concretização. Em seguida estipularam as várias fases do projeto:
1. Angariação de embalagens Compal vazias para posteriormente serem lavadas e abertas;
2. Recorte dos elementos mais importantes das embalagens;
3. Desenho e recorte da estrutura em cartolina;
4. Reforço da estrutura de cartolina com arame (reutilização);
5. Estudo e colagem dos vários elementos para criar várias texturas visuais;
6. Montagem dos vários anéis por forma a criar espaços vazios entre eles usando restos de fios metalizados que haviam servido noutras atividades.
7. Montagem do cone e da estrela de Natal com arame também reutilizado.
Na verdade, os alunos depois de concretizada a suspensão da árvore concordaram que além de bela e original até apresentava semelhanças com um fruto, laranja descascada, que até é um dos frutos que dá origem aos sumos Compal.
Pensamos que conseguimos atingir os nossos objetivos e ir de encontro aos critérios de avaliação dos trabalhos a concurso.
A Coordenadora do Eco-Escolas e do Clube de Artes
Professora Lília Fernandes
13 janeiro /2023