Trabalhos 2023
Escola Profissional Gustave Eiffel (Entroncamento)
Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
Árvore de Natal no espaço escola:
Símbolos FSC e Tetrapak:
Pormenor da árvore:
Elaboração do trabalho (3 fotos):
Memória descritiva:
Este ano, a árvore de natal é amarela! Com este tema, foi lançado pelo conselho Eco-Escolas a ideia de concurso escolar, de modo a poder ser selecionada uma árvore a submeter na plataforma.A ideia moveu a comunidade para a sensibilização da importância da reciclagem (na forma correta de utilizar os ecopontos) e responsabilidade de uma melhor gestão das florestas e garantia de padrões de sustentabilidade aplicadas ao papel assim como a reutilização de embalagens tetra pack das bebidas da COMPAL.
Todos os projetos foram integrados no projeto educativo e planos de formação dos cursos profissionais ministrados da Escola Profissional Gustave Eiffel, desenvolvendo e executando a ideia de modo transversal e interdisciplinar.
Assim, esta árvore selecionada, foi desenvolvida integrando as seguintes áreas disciplinares: serralharia mecânica, eletricidade, desenho técnico e automatismos.
Tendo por base a reutilização de desperdícios metálicos, de tubos de condutas, existentes na oficina de serralharia mecânica, foi montada uma estrutura sobre a forma triangular, geometrizando uma copa de pinheiro, recorrendo à fixação das partes circulares dos tubos através do processo de soldadura. Outros elementos de fixação, surgem após a utilização de equipamentos de furação, a partir dos quais se suspenderam pequenas chapas, figuras geométricas desenhadas e construídas sobre chapas a serem cortadas na guilhotina de elementos metálicos. Sobre estas, gravaram-se mensagens e nomes com recurso aos carimbos metálicos da oficina de serralharia. Na base, sobre uma barra tubular de secção retangular foi explorado de novo o método de furação na construção do nome do curso, o qual através do circuito elétrico e da instalação elétrica se iluminou o nome do curso. Após este trabalho procedeu-se à pintura da árvore em tons de amarelo.
Na área do desenho técnico idealizaram-se elementos cúbicos, construídos a partir da planificação de cubos desenhadas sobre as embalagens tetra pack das bebidas da COMPAL Após corte e dobraduras os cubos foram montados e colados depois de se proceder a diferentes furos nas faces. A ideia seria montar estes cubos sobre uma gambiarra de modo a serem iluminados e assim iluminar a árvore.
Foram desenhadas ainda formas estreladas para o topo da árvore de natal.
Na área de eletricidade e eletronica, recuperaram-se e reaproveitam-se troços de antigas gambiarras, substituindo alguns LEDs, dando origem a uma única gambiarra continua. O entusiasmo levou ainda à programação de um Arduíno de diferentes sequências de iluminação fornecidos por diferentes códigos de programação. O Arduíno foi colocado numa caixa permitindo a sua ligação à gambiarra e a uma fonte de alimentação.
Este projeto foi desenvolvido por duas turmas das áreas formação profissional de Eletromecânica e Mecatrónica com o apoio dos professores da componente técnica dos cursos.